UM ANO DE GESTÃO

Ações da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional em 2021*

Órgão executivo e sistêmico, a Prodes é o setor responsável pelas ações de curto e longo prazo da Instituição

Publicada em 03/01/2022 Atualizada há 12 meses

Série de matérias contemplará setores sistêmicos

Em 21 de dezembro de 2021, a atual gestão sistêmica do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) completou um ano desde sua posse legal. O Núcleo de Jornalismo da Assessoria de Comunicação e Eventos da Reitoria, para celebrar a data, inicia nesta terça-feira, 3 de janeiro, uma série de matérias especiais, em que serão tratados temas como ações desenvolvidas, metas alcançadas e planejamento para as próximas investidas da instituição. Se se trata, portanto, de falar sobre desenvolver-se e pensar o futuro, nada mais justo que começar pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes).

Execução dos planos estratégicos: avanços

Avanço é a palavra que norteia o atual momento da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes/IFRN), setor que, dentro de suas competências, planeja as políticas institucionais, buscando garantir a execução dos planos estratégicos e operacionais do Instituto. “Em 2021 foi preciso reforçar esse Norte, pois, devido à continuidade da pandemia da Covid-19, muitas ações pretendidas tiveram que ser readequadas para a realidade de toda a comunidade acadêmica, de forma que o desenvolvimento fosse equânime para todos”. É o que pensa a professora Antônia Silva, pró-reitora à frente da pasta, que completou: “vencer as barreiras do isolamento humano imposto pela pandemia foi muito complicado, porém a nossa equipe sempre está disposta a cuidar uns dos outros, pois além da competência técnica que precisamos desempenhar, as relações interpessoais também são necessárias para o desenvolvimento pleno da Instituição".

A Prodes é a responsável pela coordenação dos trabalhos de elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e, anualmente, do Plano de Ação Institucional e das atividades de gestão de informações, infraestrutura, relatórios e estatísticas da Instituição.

Ações do setor e seus sub-setores

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional divide-se em dois subsetores: a Coordenação de Planejamento e Avaliação (Coplav) e a Coordenação de Monitoramento de Projetos (Compro). Dentre as ações efetivadas pela pasta em 2021, Antônia destacou a retomada do planejamento no IFRN com base no desenvolvimento institucional; a reabertura do Centro de Tecnologia Mineral (CTM), assim como a realização de investimentos necessários à manutenção do pleno funcionamento.

A gestora ainda citou como uma das grandes contribuições da pasta a instalação do Escritório de Projetos, prevista no PDI 2019-2026 do IFRN. Constituída a partir de duas frentes – a Assessoria de Gestão de Processos e a Assessoria de Gestão de Projetos para Captação de Recurso – a iniciativa surge com a finalidade de prover ações de elaboração e acompanhamento de rotinas e processos institucionais, contribuir para mitigação de eventuais erros e possíveis riscos à gestão da instituição, dando ainda maior e melhor fluidez aos processos em todas as instâncias do IFRN. Tudo isso através das ações postas em prática por um grupo de pesquisadores e servidores com vistas à prospecção e captação de recursos que sirvam à implementação, desenvolvimento e gerenciamento de projetos de pesquisa, sob tutela de servidores e com participação de estudantes.

“Além dessas ações, visamos estar em constante apoio aos campi, acompanhando as ações de planejamento elencadas por eles, dando visibilidade a cada especificidade, para isso, precisamos continuar avançando junto às outras pastas sistêmicas no planejamento estratégico de prospecção da instituição em projetos de ensino, pesquisa e extensão”, explicou Antônia.

Expectativas para 2022

Estudar e propor alternativas organizacionais é uma necessidade da pasta que irá continuar no próximo ano, visando o constante aperfeiçoamento da gestão do Instituto. Dessa forma, a Prodes antecipa que pretende elaborar uma metodologia de planejamento do orçamento, com base na matriz do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) mantendo o princípio democrático e a equidade, junto com ao Colégio Gestor e Colégio de Dirigentes (Codir).

A pasta também planeja trabalhar o orçamento para atender as necessidades de investimento de projetos estruturantes no IFRN, como mais acessibilidade para pessoas com deficiência, projetos de combate a incêndio, de energias renováveis, entre outros.

*Texto de Eduardo Fernandes, colaborador da Fundação de Apoio ao IFRN junto à Reitoria

servidores