Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PANDEMIA

•Comitê de enfrentamento à Covid-19 esclarece sobre manutenção de atividades

Resolução do Consup garante a continuidade dos trabalhos do grupo

Publicada em 30/04/2020 Atualizada há 12 meses

O Conselho Superior do IFRN (Consup) publicou, nesta quinta-feira (30),  a Resolução 15/2020 - Consup/IFRN. O documento renova a designação do grupo de servidores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) que compõem o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no âmbito da Instituição. Com a publicação da Resolução, o Comitê passa a ser vinculado ao Conselho e suas orientações serão submetidas aos conselheiros para tomada de decisão.

A deliberação pela renovação da designação dos servidores ocorreu na sexta-feira (24), quando uma representação do grupo participou da reunião extraordinária do Consup e apresentou um relatório sobre a situação da pandemia no estado e as ações que foram desenvolvidas até agora. 

Na reunião, além de deliberar pela renovação da designação do grupo, os conselheiros do Consup votaram pela aprovação de uma nova resolução que abarca o conteúdo da portaria 547/2020 - RE/IFRN. A Portaria dispõe sobre as medidas de prevenção e enfrentamento à situação de pandemia decorrente do novo Coronavírus (SARS-CoV-2) adotadas no âmbito do IFRN. 

“Nesse momento de intensa instabilidade institucional é importante que possamos dar segurança a adoção de medidas como a permissão ao trabalho remoto, que vem sendo desempenhado pelos servidores da Instituição, como medida de enfrentamento à pandemia. Nossa intenção, enquanto conselho, é dar segurança legal para que possamos continuar desempenhando as nossas funções”, afirmou  Daniel Lobão, membro do Consup. Seguindo o trâmite processual, a resolução agora aguarda a assinatura do presidente do Consup, o Reitor Pro tempore da Instituição e só passa a ter valor legal a partir da publicação do documento.  

Ações do Comitê continuam ocorrendo

Com intensa atuação nas redes sociais e na realização de articulações institucionais entre os campi e unidades de saúde, o grupo de 11 servidores que compõem o Comitê vem atuando desde março em diversas frentes e acompanhando o cenário da pandemia de coronavírus na instituição e fora dela. “Tem sido um período de muito trabalho e aprendizado para todos que compõem o Comitê e estamos contando com a colaboração de servidores de todos os campi e de diversas áreas para que possamos fazer o melhor pelo IFRN”, declarou Evanne Galvão, uma das servidoras que integra o Comitê. 

Ações como o plantão psicológico online, ofertado aos servidores e estudantes da Instituição, seguem ocorrendo normalmente. “Queremos tranquilizar a todos, de que continuaremos desempenhando nosso trabalho com o zelo e atenção que nossa instituição e os servidores que a formam, merecem”, declarou a psicóloga Cintia Gouveia, que coordena a ação. Os atendimentos estão sendo realizados através do aplicativo microsoft teams e podem ser agendadas através do email: comitecovid19ifrn@ifrn.edu.br.  

Outra ação que continua ocorrendo é o monitoramento e prestação de orientações de saúde aos casos suspeitos e confirmados da covid-19 entre servidores e alunos do IFRN. “Seguimos tirando dúvidas e prestando orientações a todos aqueles que nos contactam e aproveitamos para solicitar aos colegas servidores e os estudantes do instituto que nos comuniquem sobre possíveis casos de infecção para que possamos acompanhar”, destacou Dalyanne Souza, que também compõe o comitê. 

Entre as ações temporariamente suspensas, está a realização de lives nas redes sociais do Instituto. “Entendemos que precisamos comunicar a comunidade acadêmica, porque independente do nosso cenário interno, a pandemia continua a ocorrer. Seguiremos com nosso planejamento em breve, quando entendermos que for um momento adequado para tanto”, destacou Patrícia Mesquita, redatora e integrante do Comitê.  

Além de todas as ações mencionadas, o Comitê já prepara orientações e protocolos que precisarão ser adotados quando houver condições de retorno às atividades presenciais. “Estamos enfrentando muitos desafios, no entanto, mesmo com todas as dificuldades, seguimos com a formulação de documentos que orientarão as ações para o nosso retorno às atividades presenciais, quando for oportuno e mais ainda, quando autorizado pelos órgãos sanitários”, declarou o Presidente do Comitê, Thiago Raulino.

ACESSE:

Resolução 15/2020-Consup/IFRN

Email para contato com o Comitê de Enfrentamento à Covid-19 IFRN: comitecovid19ifrn@ifrn.edu.br

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas