Vovós e vovôs e a “melhor idade” no computador

Curso FIC termina segundo módulo

Publicada em 23/12/2010 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Por André Alves

Quando Otávio entregou o CD contendo fotos da última solenidade de entrega de certificados, ocorrida no primeiro semestre deste ano, o professor de informática Marçal José não conteve o sorriso de satisfação. Otávio, um sessentão de bem com a vida, organizou o material e deu uma demonstração de que aprendera muito bem o conteúdo do Curso de Formação Inicial Continuada (FIC) Informática para a terceira idade. Na solenidade de entrega do certificado do módulo II, ocorrida na noite da última quarta-feira, Marçal, que não é de muitas palavras, como costuma lembrar, fez até discurso.

O professor afirmou que, no início do curso, sentira receio por tratar com um público que ainda não conhecia, o da terceira idade. Depois o receio foi cedendo espaço à satisfação de perceber o interesse e o aproveitamento dos alunos, gente que desconhecia até mesmo como conectar um computador à rede elétrica. Agora tem avós deixando netos apreensivos porque estes estão sendo desalojados da categoria de “consultores” de informática.

O curso deu mais segurança aos vovôs e vovós e abriu horizontes que sequer imaginavam. “Falo com gente até da Itália”, diz Alaíde, uma bela vovó que já se integrou ao Orkut, troca mensagens e fotografias. Seus amigos na rede têm o privilégio de ver fotos suas que também estampam uma Caicó mais provinciana, menorzinha e com não menos aconchego do que atualmente. Marçal informa que Gilvan, jeito de quarentão e sorriso fácil, vem adquirindo o hábito de comprar livros. “Se cuida, Marçal, você vai acabar perdendo o emprego pra esse coroa”, avisa um amigo.

Oito alunos concluíram o módulo II, com 45 h/a, e já avisaram que não podem ficar sem continuação. Aprender é preciso. Não se pode parar. E o melhor é que em toda entrega de certificado tem um pastelzinho, uma coxinha, uma empadinha...