Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Simpósio do Seridó

Tem início o I Simpósio de Educação, Ciência e Tecnologia do Seridó

Confira o que aconteceu no primeiro dia do evento

Publicada em 07/12/2012 Atualizada há 1 ano

I Simpósio de Educação, Ciência e Tecnologia do Seridó

Na tarde de ontem (06) o Câmpus Caicó deu início à realização do I Simpósio de Educação, Ciência e Tecnologia do Seridó, evento que tem por finalidade mostrar à sociedade seridoense os trabalhos acadêmicos desenvolvidos durante os três anos de funcionamento desta unidade do IFRN.

A abertura do evento ficou por conta do Club de Cordel do EJA, que recitou alguns cordéis de autores do seridó potiguar, narrando "causos" do cotidiano e falando sobre a vida levada pelos habitantes da região. Em seguida, foi formada a mesa do evento, formada pelo Diretor Acadêmico, Alexandro Diógenes, o Pró-reitor de Pesquisa e Inovação, José Yvan Pereira Leite, a Coordenadora de Extensão, Tatiana Ribeiro, e a Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Gerlúzia Azevedo.

Encerrada esta parte, seguiu-se a apresentação dos trabalhos inscritos no Simpósio através de banners no hall de entrada do Câmpus Caicó, como o do aluno João Feliciano, do curso de Licenciatura em Física, que desenvolveu, sob a orientação do Professor Ricardo Rodrigues, uma Revista Digital, com o intuito de auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem das Ciências. Elaborada num formato de arquivo bem popular, a revista permite que o aluno usufrua do seu conteúdo mesmo sem ter um computador com acesso à Internet. Enquanto lê a revista, o usuário é guiado por um personagem que interage com o leitor.

Retornando ao auditório do Câmpus, o coordenador do curso de Licenciatura em Física, Prof. Ricardo Rodrigues, apresentou o projeto pedagógico do curso e sua grade curricular, destacando as melhorias pelas quais esta graduação vem passando e a estrutura oferecida pelo IFRN para dar suporte ao curso e seus alunos.

Finalizando a tarde do evento, o Prof. Dr. George Santos Marinho (UFRN), proferiu a palestra: Energia, Água e Desenvolvimento, abordando vários temas ligados ao Seridó, como a Seca, por exemplo, e como podemos pensar em soluções inovadoras para resolver os problemas da região, usando tecnologia fabricada pelos próprios alunos.

Na tarde de hoje (07) a programação do Simpósio continua, inclusive com o lançamento de dois livros de professores do Câmpus Caicó: A Arte Rupestre como Expressão Comunicativa da Cultura, de autoria de Gerlúzia Azevedo; e Os Eventos Geográficos e a Expansão Urbana de Caicó, do prof. Carlos Eugênio.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas