CCSL-IFRN

Projeto Samanaú.SAT ganha diversos prêmios na FEBRACE 2014

CCSL-IFRN superou número de prêmios obtidos na edição anterior da Feira

Publicada em 26/03/2014 Atualizada há 12 meses

O Projeto Samanaú.SAT, desenvolvido por alunos do Campus Caicó do IFRN, voltou da última edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) trazendo vários prêmios para o nosso estado, entre eles uma certificação internacional da American Meteorological Society pelo excelente desempenho na Feira.

Além deste, os integrantes do Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do IFRN conquistaram ainda o prêmio Space Camp 2015 e o prêmio FETEC (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências) da UFMS, garantindo o credenciamento, hospedagem e viagem totalmente custeada para participar desses eventos.

O Projeto Samanaú.SAT consiste na construção de uma plataforma de acesso à dispositivos conectados ao Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA), permitindo o compartilhamento de dados transmitidos através de satélites, disponibilizando-os para acesso gratuito na internet por meio do SINDA (Sistema Integrado de Dados Ambientais).

Dentre as possibilidades de pesquisa vislumbradas estão o cruzamento de dados para criação de modelos climáticos mais elaborados, beneficiando setores como: agricultura (através de predição meteorológica), saúde (estudo da evolução de endemias dadas condições climáticas), dentre outros.

No fim do próximo mês os alunos e orientadores do Projeto estarão embarcando para Houston nos Estados Unidos para representar o Brasil e o IFRN na I-Sweeep (International Sustainable World Energy Engineering Environment Project Olympiad), uma feira internacional que reúne os melhores projetos de caráter ambiental/sustentável do mundo, desenvolvidos por alunos do Ensino Médio.

extensao
pesquisa