Pesquisa

Professores do curso de Moda e Coordenadores do Núcleo de Extensão e Prática Profissional - Nuance publicam artigo em revista científica de Moda

Publicada em 21/12/2022 Atualizada há 1 ano

Os professores e coordenadores do NEPP - Nuance, Lívia Juliana Silva Solino, Moally Janne de Brito Soares e Ítalo José de Medeiros Dantas publicaram um artigo na Revista de Ensino em Artes, Moda e Design focando em discutir sobre o desenvolvimento das ações e o impacto social do núcleo na região do Seridó entre os anos de 2021 e 2022.

Resumo do artigo: O Núcleo de Extensão e Prática Profissional (NEPP) é uma iniciativa do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) como forma de interligar os saberes acadêmicos com os diferentes atores da sociedade. No campus Caicó, interior do supramencionado estado, o NEPP foi fundado em 2017, passando a ofertar cursos de formação continuada para mulheres em situação de vulnerabilidade social, de modo a engendrarem em um ofício, adentrando no mercado de trabalho. Ademais, o núcleo ainda permite o desenvolvimento da prática profissional dos alunos do curso superior de tecnologia em Design de Moda. Tendo isso em mente, este artigo visa expor e discutir as ações institucionais e o impacto do NEPP entre os anos de 2021 e 2022 no cenário sociocultural local. Para tanto, empregou-se o método de pesquisa-ação, com verificação qualitativa dos objetivos. De tal maneira, ofertou-se um curso de técnicas de bordado, importante elemento regional, revitalizando o fazer local. Aliado a isso, forneceu-se um cenário para o desenvolvimento de uma coleção de moda pelos alunos da graduação, empregando tal motivo artesanal em sua configuração, conduzindo uma parceria com as alunas de bordado de modo a elas mostrarem seus trabalhos. A coleção, portanto, tinha a intenção de servir como vitrine para os trabalhos das mulheres em situação de vulnerabilidade social. Com isso, as oficinas tiveram duração de quatro (4) dias. Nesse entremeio, as alunas inscritas no curso do bordado surpreenderam pela forma rápida que aprenderam a bordar.

Link para consulta: https://www.revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22831

pesquisa