Primeiras reuniões dos Conselhos de Classe aconteceram dia 25.

Publicada em 08/02/2012 Atualizada há 1 ano, 5 meses

No dia 25 de janeiro de 2012na Sala de Vídeo - Conferência do IFRN – Campus Caicó, ocorreramas primeiras reuniões alusivas aos Conselhos de Classe, sendorepresentadas, nesse momento, pelos primeiros anos dos Cursostécnicos de nível médio em Eletrotécnica e Informática na formaintegrada. Essas reuniões foram Extraordinárias e aconteceram porrecomendação dos pais dos alunos, por causa do rendimento do 3ºbimestre.

Antecipadamente, as pedagogasDébora Faria e Suely Nóbrega se reuniram com os líderes evice-líderes dos cursos de Eletrotécnica e Informática paraorientação da apresentação pela turma, das dificuldades, dascausas e das possíveis alternativas de solução, corroborando com amelhor aprendizagem de nossos alunos. Além disso, os Coordenadoresde Curso, o Prof. Antônio Carlos Buriti e o Prof. Marçal José deOliveira Morais II consultaram os professores para elucidarem tambémas dificuldades, causas e possíveis soluções enfrentadas nobimestre citado.

O Prof. Alexandro DiógenesBarreto - Presidente do Conselho de Classe reuniu-se no dia 24 dejaneiro de 2012 com a equipe técnico-pedagógica e os Coordenadoresde Curso para analisar os resultados de aprendizagem dos alunos nobimestre letivo, discutindo acerca da deliberação desse assunto noConselho de Classe.

Respaldados pela finalidade doConselho de Classe, que é colaborarpara a melhoria do processo de ensino e aprendizagem dos alunos,realizou-se as reuniões de Conselho de Classe, com as turmas de 1ºano dos cursos técnicos de nível médio em Eletrotécnica eInformática na forma integrada.

Presididas pelo DiretorAcadêmico, essas reuniões ratificaram a importância do diálogodemocrático no âmbito educacional, favorecendo a reflexão sobre osproblemas que envolvem a dinâmica da sala de aula e os possíveiscaminhos para a construção de um ambiente propício à produçãoacadêmica e o exercício da cidadania.

O Conselho de Classe é acomprovação de que conformeassevera (FREIRE, 2007, p. 23) “Não há docência sem discência,as duas se completam, no processo do ensinar e aprender”, e comocoloca o autor “ensinar inexiste sem aprender”. Ressaltamos, apartir desse pressuposto, a necessidade de nos colocarmos enquantoaprendizes, num movimento de ação-reflexão-ação da práticapedagógica.

Por isso, o Conselho de Classeinsere-se nesse contexto como uma das propostas de contribuir paramelhorar o desempenho acadêmico dos alunos.

Hoje, dia 08 de fevereiroocorrerá a partir das 14 horas, os Conselhos de Classe dos 2º anosdos cursos técnicos de nível médio em eletrotécnica e informáticana forma integrada.