conselho de classe

O Campus Caicó está realizando o I Conselho de Classe no ano de 2023

Evento ocorrerá entre os dias 12 e 21 de junho

Publicada por Matheus Medeiros em 01/06/2023 Atualizada há 1 ano, 1 mês

O Campus Caicó está realizando o I Conselho de Classe no ano de 2023 e convida os Representantes de Pais e Alunos a participarem das reuniões de suas respectivas turmas e contribuírem com esse momento democrático sobre o processo de ensino e aprendizagem junto aos Docentes, Gestão, Coordenação de Curso e Equipe Multidisciplinar.

O Conselho de Classe tem a finalidade de colaborar para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem mediante o diagnóstico e a busca de alternativas, de acordo com a proposta defendida no Projeto Político-Pedagógico da Instituição. Está regulamentado pela Resolução nº. 17/2011-CONSUP/IFRN, de 01/07/2011, sendo um espaço democrático das múltiplas relações que ocorrem no contexto escolar. Discute e reflete sobre o desenvolvimento do aluno durante o módulo, identificando as dificuldades de aprendizagem, as causas e as possíveis soluções para o êxito do desempenho acadêmico.

A dinâmica do Conselho de Classe parte do pressuposto de que a Escola é um ambiente de convivência, onde os diversos grupos partilham diferentes e complexas relações sociais. Assim, as discussões se tornam significativas mediante a participação consciente desses atores (gestão, pais, alunos e servidores), envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.

A simples garantia de acesso à escola pública e de qualidade não se faz suficiente para a verdadeira inclusão social e para a garantia da permanência dos alunos, possibilitando-lhes um ensino de qualidade. O Conselho de Classe poderá auxiliar nessas conquistas, tendo em vista que atende a função social do IFRN, pois oportuniza a participação descentralizada de poder e de exercício da cidadania.

Cronograma dos primeiros conselhos de classe de 2023

conselho de classe