Jornada de Atualização Tecnológica supera expectativas

Avaliação é de professora que organizou o evento

Publicada em 10/06/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Por André Alves

No início deste mês, o campus Caicó sediou a Jornada de Atualização Tecnológica do Seridó - Edição 2011, evento organizado em conjunto com professores da UFRN. A Jornada reuniu alunos, comunidade, professores e profissionais de outras instituições para tratar dos mais diversos temas relacionados à tecnologia da informação. Uma das pessoas que mais se empenhou para a realização da Jornada foi a professora Érica Gallindo. Graduada em Ciência da Computação e mestre em Informática, Érica atua há 13 anos como administradora de sistemas e possui efetiva experiência na gerência de desenvolvimento de software livre. Desde 2006 é professora do campus Natal Central do IFRN, onde coordenou o curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores. Atualmente exercendo cooperação técnica no campus Caicó, Érica concedeu a seguinte entrevista:

1 - Que avaliação você faz da Jornada de Atualização Tecnológica do Seridó, ocorrida recentemente no campus Caicó?

O evento superou as expectativas no número de participantes, inclusive não conseguindo contemplar todos os interessados. As palestras e minicursos oferecidos foram bastante elogiados pelos participantes, gerando uma grande expectativa para uma segunda edição do evento.

2 - A Jornada envolveu a discussão de temas como mídias sociais e nota fiscal eletrônica. Temática assim tem sido discutida no cotidiano da sala de aula, em nosso campus?

Todo o evento foi divulgado exclusivamente através da Internet, primordialmente usando recursos do Twitter e Facebook. Essas mídias sociais já estão sendo bastante utilizadas no dia-a-dia dos estudantes das instituições promotoras do evento, a UFRN e o IFRN. A proposta do evento JATS é justamente contemplar tecnologias atuais que ainda não estão contemplados dentro dos componentes curriculares dos cursos oferecidos pelas referidas IES. Nesse sentido, foram inseridos temas atuais como Nota Fiscal Eletrônica.

3 - A participação de instituições como a UFRN pode ser o início de outros eventos do porte da Jornada, feitos em conjunto?

Certamente. Acreditamos muito em ações desenvolvidas de forma colaborativa como indutores de reais transformações da sociedade. Quanto mais pessoas ou instituições se unem para executar determinadas ações, maiores são as chances de obtenção de sucesso.