Inscrições abertas para funções de apoio aos cursos do Programa Qualifica Mais EnergIFE
Vagas se destinam a servidores ativos e inativos do IFRN, com inscrições 28/01 a 04/02/26
Publicada por Simone Silva em 27/01/2026 ― Atualizada em 28 de Janeiro de 2026 às 11:27
O Campus Caicó do IFRN lançou, nesta terça-feira (27), processo seletivo simplificado para seleção de servidores ativos e inativos interessados em atuar nas funções de apoio à execução dos cursos do Qualifica Mais EnergIFE, no âmbito do Pronatec, durante o ano de 2026. As atividades serão desenvolvidas até a conclusão dos cursos pactuados para o exercício de 2026, com previsão de início em março e término em dezembro, podendo o período ser ajustado conforme necessidade da Administração.
Inscrições
As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico disponível no endereço indicado no edital. O período de inscrição vai de 28 de janeiro a 04 de fevereiro, sendo vedada a participação de servidores afastados, em licença com ônus ou lotados em outros campi do IFRN.
Vagas e funções
O edital oferta vagas para quatro funções: supervisor de cursos de formação inicial e continuada (FIC), orientador pedagógico, assistente de Secretaria Acadêmica e técnico de laboratório. Cada função conta com uma vaga e carga horária semanal que varia entre 5 e 10 horas, de acordo com o quadro de vagas estabelecido no item 3 do documento.
Quem pode participar
Podem concorrer servidores ativos e inativos do IFRN que atendam aos requisitos mínimos de cada função, comprovados por diploma ou certificado anexado no ato da inscrição. Entre as exigências, estão diploma de graduação para supervisor de cursos FIC; graduação em Pedagogia, outras licenciaturas ou especialização em Psicopedagogia para orientador pedagógico; certificado de ensino médio para assistente de Secretaria Acadêmica; e diploma de curso técnico de nível médio compatível para técnico de laboratório.
Seleção e resultados
A seleção será realizada em fase única, por meio de análise documental, com pontuação definida em critérios específicos de cada função, como tempo de serviço, experiência na função e participação em projetos e programas institucionais. O resultado preliminar da análise curricular está previsto para 09 de fevereiro, com divulgação do resultado final prevista para o dia 13 do mês.
Remuneração e atuação
Os selecionados receberão remuneração na forma de bolsa, sem vínculo empregatício, paga pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) mediante depósito em conta bancária em nome do bolsista. As atividades serão desempenhadas no período de funcionamento da Instituição, em horários definidos pela coordenação adjunta do programa no Campus, cabendo ao bolsista cumprir integralmente a carga horária assumida.
Programa
O Qualifica Mais EnergIFE é um programa do Ministério da Educação (MEC) que oferece cursos gratuitos de qualificação profissional, para promover a formação de profissionais para o setor de Energias Renováveis, visando a empregabilidade e a sustentabilidade. Ele é executado por Institutos Federais e Universidades Federais, com vagas gratuitas para maiores de 18 anos com Ensino Fundamental completo, buscando alinhar a demanda do setor produtivo com a oferta de mão de obra qualificada.