Início de matrículas movimentado no campus Caicó

75% dos novatos dos cursos técnicos integrados se matriculam na manhã do primeiro dia

Publicada em 01/02/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Por André Alves

A professora de biologia, Letice Barbosa, espera que o filho Lucas tenha um futuro melhor, uma boa profissão e seja “alguém na vida”. Enquanto a mãe não escondia a satisfação, o filho, de 14 anos, não ocultava a ansiedade: “Espero encontrar um bom ensino e uma boa infraestrutura”, disse o garoto. Letice aguardava o momento de realizar a matrícula do filho no campus Caicó do IFRN, na manhã desta terça-feira. Estavam acompanhados do menino Lucas Medeiros, 15 anos, também novato no Instituto.

Professora de escola pública no município de Ipueira, cidade distante mais de 40 quilômetros de Caicó e 305 quilômetros de Natal – próxima aos municípios paraibanos de Várzea, São Mamede e São José de Espinharas, além da potiguar São João do Sabugi –, Letice tem orgulho dos doze alunos de Ipueira aprovados no último exame de seleção para ingresso no campus Caicó. Sua expectativa é compartilhada com Irna Medeiros, mãe de Viviane, 14 anos, aprovada no curso técnico integrado de Informática. Os dois Lucas são alunos de Eletrotécnica.

“Ela está se engajando numa escola com um nível maior e o aprendizado vai ser bem melhor”, pondera o taxista Edson Azevedo, de Parelhas, município 60 quilômetros afastado de Caicó, referindo-se à filha Érica, de 13 anos. Aluna aplicada da escola estadual Barão do Rio Branco, a decisão de buscar uma vaga no IFRN foi da própria Érica. “A ideia de fazer a prova foi dela”, orgulha-se Edson.

Com nome de cantor, Fagner Medeiros, 14 anos, diz que a estrutura do campus Caicó vai despertar maior atenção ao estudo. Corujamente, a mãe Inácia aponta que o filho “é inteligente”. Fagner dá o troco: “Ela é professora de inglês e espanhol”. O calouro, como Érica, foi aluno da escola estadual Barão do Rio Branco, instituição na qual também estudou a professora de Desenho do campus Caicó, Gerlúzia Azevedo.

O movimento de pais e novos alunos foi intenso na manhã desta terça-feira e, das 144 matrículas previstas para os cursos técnicos integrados no campus Caicó, foram realizadas 108. As matrículas se encerram nesta quarta-feira 2.