IFRN terá novas unidades, com previsão de 25 mil alunos

Informação é do reitor, durante Gabinete Itinerante

Publicada em 21/06/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Por André Alves

A meninade 14 anos, aluna do curso técnico integrado de Informática, segurou omicrofone com timidez e perguntou ao reitor Belchior Rocha quando o refeitóriodo campus Caicó começará a funcionar, enquanto a colega indagou pelas aulas decampo. Outro aluno trouxe à lembrança a necessidade de novos cursos, enquanto aestudante de Eletrotécnica falou sobre treinos esportivos que estão ocorrendoem uma quadra externa, porque a do campus ainda não está pronta. Mais doisutilizaram o microfone, um para falar sobre questões de saúde e o outro acercade estágios.

Belchiore o diretor-geral Caubi Ferreira se revezaram nas respostas. O encontro com osestudantes foi a primeira atividade do Gabinete Itinerante, ocorrido na manhãdesta terça-feira, no campus Caicó. Enquanto o refeitório não funciona, o setorde assistência social vem se encarregando de providenciar refeições para alunosquando necessário. Atualmente, o campus Caicó tem oferta de aulas nos horáriosmatutino e noturno e, no ano que vem, o vespertino está previsto para seriniciado e o refeitório estará em pleno funcionamento. Quanto às aulas de campo,planejadas pelos professores, serviços mecânicos no ônibus acabam de serrealizados e o veículo se encontra em condições de pegar a estrada.

Belchiorexplicou que a implantação de novos cursos demanda uma série de exigências, comosalas de aulas, laboratórios e recursos humanos. Lembrou o curso técnico naárea têxtil que o campus Caicó oferecerá e a possibilidade de um curso ligado àárea de automação industrial. “Precisa de análise e de planejamento”,arrematou. Quanto à questão de estágios, o Instituto está sempre voltado parainserção de alunos no mundo do trabalho. E Caubi informou sobre a possibilidadede mais um profissional médico no campus e a proximidade do final de obras noparque esportivo, com a piscina e a quadra em condições de uso brevemente.

Oencontro com os alunos ocorreu em uma nova área construída no campus Caicó,local que abriga centro de convivência, biblioteca, novas salas de aula,laboratórios e espaço destinado ao setor de Artes. “Parabéns pelo campus quevocês estão construindo”, apontou Belchior.

SERVIDORES – Após o encontro com os alunos foia vez de uma reunião com os servidores. Belchior enfatizou a credibilidade doInstituto Federal com a sociedade e afirmou que “temos uma responsabilidade emtransmitir esses valores; a gente não planta educação para colher no outro dia”.Lembrou a inauguração do campus de São Gonçalo do Amarante, ocorridasegunda-feira desta semana, o décimo quinto no Rio Grande do Norte, número queserá aumentado nos próximos anos com o funcionamento de novas possíveis cincounidades. Isto possibilitará passar dos atuais 18 mil alunos para 25 mil.

O reitorfez uma apresentação a respeito do planejamento do IFRN para 2012 e adistribuição de recursos para cada unidade. Estima-se uma quantia de R$ 30milhões, dividida proporcionalmente às particularidades de cada campus.

Além doreitor, o Gabinete Itinerante foi composto pelo pró-reitor  Francisco Mariz, pelos diretores sistêmicosAuridan Dantas, Josué Martins e Alex Fabiano, além da secretária da ReitoriaMaria Auxiliadora Pereira de Lira. Auridan e Alex esclareceram várias dúvidasdos servidores do campus Caicó a respeito de setor de pessoal, área doprimeiro, e de tecnologia da informação, campo de atuação do segundo.