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PLANO DE DESENVOLVIMENTO

IFRN promove dia de contribuição para o PDI

O prazo final para envio das contribuições é o próximo dia 27

Publicada em 22/05/2014 Atualizada há 1 ano

O objetivo é estimular alunos e servidores a  enviarem suas contribuições para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional, através da ferramenta criada exclusivamente para esse fim no Suap. "Infelizmente, temos constatado que em muitos campi o assunto não vem sendo muito discutido.  A desinformação dos alunos sobre esse processo é grande", alertou a diretora de Gestão de Atividades Estudantis, Solange da Costa Fernandes.

"O prazo final para envio das contribuições é o próximo dia 27 e a gente espera que com essa mobilização consigamos uma participação mais efetiva de toda a comunidade acadêmica, nos 19 campi do Instituto", disse o presidente da Comissão Central, Wyllys Abel Farkat Tabosa. 

Na reunião dos membros da Comissão Central e das comissões temáticas do PDI  realizada hoje, na Sala de Atos da Reitoria, foram discutidas também as formas mais eficientes de elaboração conjunta do texto final do Plano, depois que as comissões locais encerrarem seus trabalhos de coleta e sistematização das contribuições dos servidores e alunos dos 19 campi e da Reitoria do IFRN. 

A partir de uma sugestão dos servidores Alessandro José de Souza e Ana Lúcia Paschoal Diniz, da Comissão Temática do Projeto Político Pedagógico, foi decidida a criação de um modelo de arquivo compartilhado no qual os relatores de todas as comissões temáticas pudessem inserir os textos finais das respectivas comissões, com a possibilidade de ler os textos das demais.  "Isto possibilitaria uma maior colaboração entre as comissões e  evitaria repetição de assuntos ou abordagens conflitantes umas com as outras", avaliou a pedagoga Ana Lucia, presidente da Comissão do PPP.

Para a elaboração do modelo de arquivo, será necessária a definição da estrutura do documento, com os elementos básicos que deverão constar em todos os capítulos.  Ficou acertado que na reunião do dia 9 de junho a Comissão Central apresentará uma proposta de estrutura que será avaliada e votada pelos participantes.  Uma vez definido o modelo, esse será disponibilizado nas nuvens para acesso restrito dos membros das comissões Central e temáticas.

Outra providência que os membros das comissões temáticas deverão tomar nos próximos dias será a escolha daqueles que se encarregarão de redigir o texto final dos capítulos e que serão avaliados pela Comissão Central.  Para auxiliar nessa escolha, a assessora técnica para assuntos linguísticos da Reitoria, professora Nadir Arruda Skeet, fez uma apresentação na qual enumerou os critérios que deverão ser adotados para a escolha dos relatores.  "É fundamental que os redatores sejam pessoas capazes de mobilizar vários tipos de conhecimento.  Eles devem não só dominar o funcionamento interno do idioma, encadeando bem as orações, estabelecendo a devida concordância entre as palavras e usando corretamente as convenções ortográficas, como também ter um bom conhecimento de mundo  e uma capacidade razoável de comunicação", explicou a professora.