Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN participa das comemorações do Dia do Trabalhador

Sala do campus Caicó recebe bom público

Publicada em 01/05/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses


Por André Alves

 

O garoto Victor Gabriel, de nove anos, ouviu dos indecisos colegasum elogio que o deixou satisfeito: “Esse tem coragem”. Victor, diante dasrisadas do professor de Física Ricardo Rodrigues e do temor de outros meninos,colocou a palma da mão no gerador eletrostático, equipamento que atraiu aatenção de grande parte dos visitantes da sala ocupada pelo IFRN/Caicó na sededo Serviço Social do Comércio (Sesc), neste domingo, em comemoração ao Dia doTrabalhador, em Caicó.

Além da distribuição de folheto contendo informações sobreos cursos oferecidos e formas de ingresso, o campus Caicó colocou à disposiçãodos visitantes uma bancada de instalações elétricas, kits de eletrônica digital e de estudo da conservação do movimentoangular, equipamentos como ociloscópio, eletropneumática, telescópio, disco deNewton e alguns jogos eletrônicos. “Nossa participação serve para divulgar otrabalho do Instituto, porque muitas vezes o pessoal desconhece”, analisouRicardo.

Preparando-se para entrar em quadra e defender as cores doIFRN num torneio de futebol de salão, o estudante de Física José Augustoapontou que o Instituto Federal deve sempre participar de eventos como aquele. “Temque estar envolvido”, disse Augusto. “Acho importante nós estarmos aqui, porqueformamos trabalhadores”, acentuou o coordenador de Apoio Acadêmico MarcosBatista.

Enquanto a “Rádio do Trabalhador”, um sistema de som capazde ser ouvido em todo o complexo do Sesc/Caicó, informava que em 1886organizações operárias americanas realizaram movimentos de protesto contra umajornada de trabalho de treze horas diárias e reivindicaram uma jornada de 8horas, o “misto” de estudante de Física e funcionário do campus Caicó, JoãoVictor Feitosa, ao analisar a participação do IFRN no evento, apontou ser uma “proveitosaoportunidade para divulgar à sociedade caicoense o que estamos fazendo”.

Além do IFRN, participaram das festividades emcomemoração ao Dia do Trabalhador instituições como UFRN e OAB, além de outras.Em tempo: o “corajoso” Victor Gabriel afirmou ter sido “legal” a experiênciacom o gerador eletrostático e que não sentiu nenhum choque, só o cabeloarrepiado. Já o glorioso time de futebol de salão do campus Caicó não passou deuma única partida, foi desclassificado após uma derrota de cabeça erguida (2 a0) para a equipe do Supermercado Santa Rita.