Aula de Campo

Estudantes do Câmpus Caicó visitam Museu Municipal de Mossoró

Aula de campo aconteceu no último dia 26 e envolveu várias disciplinas

Publicada em 28/02/2013 Atualizada há 1 ano

O professor está sempre em busca de novidades para levar para os alunos. Eles, por sua vez, buscam coisas novas para aprender.

Não só na sala de aula a aprendizagem se dá. Fora dos muros da instituição é onde a educação também tem importância.

Sair, conhecer outros lugares, aprender na prática os elementos de uma disciplina se torna interessante porque os jovens estarão em contato com o objeto de estudo. E é isso que eles querem.

Que tal ir a um museu para uma aula prática? Recém-inaugurado, o Museu Municipal Lauro da Escóssia oferece essa possibilidade, pois guarda quase toda a história da cidade e pode ser visto de uma forma pedagógica, envolvendo as variadas disciplinas do currículo escolar.

Ontem, 26, estudantes e professores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) de Caicó estavam em visita ao museu para uma aula de campo.

De acordo com o professor de Biologia Sebastião Gilton, o objetivo da visita era conhecer a história do Rio Grande do Norte e os biomas. De lá ainda iriam à biblioteca pública e a outros lugares da região, como as salinas da cidade de Grossos. “É uma forma interativa de aprender. Vimos o histórico da cidade, a libertação dos escravos, a história de Lampião. É uma forma de conhecer a realidade do nosso Estado”, disse o professor.

A professora Sandra Assis reitera Gilton e diz que tudo o que é visto nessas viagens de estudo é usado como reforço em sala de aula.

A turma de alunos estava empolgada, olhando tudo como se nunca tivesse visto aquelas informações. E realmente, são informações únicas, que nunca voltarão a se realizar novamente. É o passado, que se torna presente a partir do momento em que alguém resgata as memórias da cidade. “A gente já tinha participado de outras viagens, e eu não imaginava que Mossoró fosse tão rica em cultura. Estou adorando conhecer tudo isso, pois irá enriquecer nosso conteúdo. Os professores vão aproveitando para as disciplinas”, diz a estudante Klyssa Francielle, 18, do 3º ano.

Para as escolas que buscam fazer uma aula diferente, sem ir muito longe na distância, mas no tempo, é possível visitar o museu municipal. Basta enviar um ofício agendando a data da visita ou marcar pelos telefones (84) 3315-4776 ou 3315-4778. A visita pode ser feita das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. Lá haverá um funcionário para receber a escola e ser o guia dentro do museu.

Aproveite a visita ao museu para uma aula diferente

Artes
O museu tem uma galeria de fotos do mais importante fotógrafo da cidade, Manuelito Pereira. Ele foi o responsável por registrar toda a história da cidade no início do século XX. Além disso, é possível encontrar xilogravuras, que eram uma forma de impressão em alto relevo na época.

História
Estude a história da cidade e de seus moradores com o acervo histórico do museu. Lá você encontra utensílios de moradores antigos, bem como do bando de Lampião, quando invadiu a cidade em busca de dinheiro. Há também uma galeria com fotos dos ex-prefeitos de Mossoró, que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. O professor pode levar os alunos a pesquisar quem foi cada um e a sua importância para a cidade.

Sociologia
O museu tem uma galeria com objetos que pertenceram a instituições e a moradores do fim do século XIX e início do século XX, que podem ilustrar como era a sociedade da época, como as pessoas se vestiam e o que faziam para se divertir, conversar etc.

Língua portuguesa
É possível encontrar textos escritos da época da libertação dos escravos. Serve para ilustrar a escrita de antigamente, atentando para as normas ortográficas vigentes na época. Além de cartazes, há também jornais antigos, que mostram a escrita dos mossoroenses no fim do século XIX.

Ciências/Biologia
O museu tem uma galeria de objetos fossilizados, que servem para estudar como era a vida animal,  vegetal e marinha antigamente, como conchas, peixes e plantas.

FONTE: Gazeta do Oeste