CONSUP

Entenda a importância do Conselho Superior do IFRN

Consup recebe inscrição de candidaturas para novos membros até 14 de junho

Publicada em 11/06/2020 Atualizada há 12 meses

Os interessados devem, até domingo – 14 de junho – fazer sua inscrição, exclusivamente via Suap

O que é o Conselho Superior do IFRN (Consup)? Qual a sua composição? O que faz um conselheiro? Como posso participar? Se essas e outras perguntas passam por sua cabeça, você está no lugar certo: inicia-se hoje uma série de matérias especiais sobre os Conselhos e Colegiados do IFRN. Começamos pelo Conselho Superior, integrante da administração geral da Instituição. O Conselho está com inscrições abertas para candidatura de novos participantes até 14 de junho.

Segundo o Regimento Interno, o Conselho Superior do Instituto Federal do Rio Grande do Norte tem por finalidade “conduzir a ação institucional, zelando pela atuação pluricurricular e multicampi com qualidade socialmente referenciada. O Consup, de caráter consultivo e deliberativo, é o órgão máximo do IFRN. Na prática, cabe a ele aprovar a política geral para a atuação institucional e zelar pelo seu cumprimento; aprovar o plano de desenvolvimento institucional, o plano geral de cada gestão e os planos anuais de ação, assim como a proposta orçamentária anual; aprovar o projeto político-pedagógico e autorizar a criação e extinção de cursos no âmbito do Instituto, bem como o registro de diplomas, entre outros.

Eleições Complementares

A atual composição do Consup, escolhida por seus pares para o biênio 2019/2021, publicou Edital para Eleições Complementares. Parte dos professores, técnicos-administrativos e estudantes com assento no Conselho precisa ser escolhida novamente: “é que alguns conselheiros se aposentaram, estudantes concluíram seus cursos... e assim vai assim. A eleição vem para preencher essa vacância, tanto de titulares como suplentes”, disse Andreilson Oliveira, membro do Consup e presidente da Comissão Eleitoral para as eleições complementares. São oito vagas para suplentes na representação técnico-administrativa, três vagas para titulares e outras três para suplentes na representação discente e, na representação docente, vaga para um titular e seis suplentes.

Os interessados devem ler o Edital e fazer sua inscrição inscrição até domingo (14), exclusivamente via Suap. A inscrição deve ser realizada na aba Fique Atento, à esquerda da página inicial. É importante que os inscritos atentem para os requisitos do Artigo 5º do documento, que trata dos critérios para candidatura elegível. A escolha acontece em 24 de junho e estão aptos a votar todos os servidores ativos pertencentes ao quadro de pessoal permanente do IFRN, em efetivo exercício, e todos os alunos regularmente matriculados em curso técnico de nível médio ou de educação superior de graduação ou de pós-graduação do Instituto.

Representatividade

“Posso afirmar, por minha vivência como conselheiro, que essa é uma experiência inesquecível. Mesmo jovem, tive contato com inúmeros profissionais incríveis – dos mais diversos setores. Pude aprender, por dentro, sobre os mecanismos que servem como alicerce dessa instituição que tanto amo. Além disso, carrego a grande responsabilidade de refletir os ideais dos alunos que represento. E tudo isso me foi proporcionado graças ao voto. Honrando essa confiança, a cada reunião me posiciono em relação a diversos tópicos, todos eles essenciais para o funcionamento do IFRN. Com isso, obtive uma noção da imensurável importância da democracia, do direito ao voto e do direito a se candidatar”, disse o estudante Damião Andrade, de 17 anos, que faz o Curso Técnico Integrado em Informática no Campus Parnamirim.

Abaixo, o quadro completo de assentos no Conselho:

Representação Docente

Currais NovosOKVacância