Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MODA

Designers de Moda têm artigos científicos publicados em revistas internacionais

O mais recente foi publicado esse mês (outubro/2020)

Publicada em 14/10/2020 Atualizada há 12 meses

O ARTIGO

Orientado pela professora e coordenadora do Curso Superior de Tecnologia (CST) de Design de Moda do IFRN Campus Caicó, Ma. Lívia Solino, os Designers de Moda graduados no ano de 2019 em Design de Moda tiveram um artigo científico publicado na edição de outubro de 2020 do International Journal for Innovation Education and Research, periódico científico qualificado como A2 pela Qualis no evento de classificação 2013-2016.

Intitulado de “The sustainability in fashion: a systematic literature review on slow fashion”, o artigo surgiu a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido no campus no ano de 2019, vinculado ao Núcleo de Pesquisas em Têxtil e Vestuário, com autoria dos Designers, formados pelo IFRN Caicó, Breno Moore de Lima Teixeira e Ítalo José de Medeiros Dantas, atual mestrando em Design na Universidade Federal de Campina Grande.

2020.10.14 - slow fashionO artigo publicado teve como objetivo entender e discutir qualitativamente e quantitativamente como vem transcorrendo os estudos científicos na área do slow fashion desde a sua primeira publicação até o ano de 2019, possibilitando assim identificar como o pensamento da sustentabilidade, justiça social e valorização da identidade local vem se inserindo na Moda, uma das indústrias mais poluentes do mundo, ao mesmo tempo traçar um paralelo que indique possibilidades de pesquisas futuras. Esse foi o sexto artigo de periódico científico publicado pelo CST em Design de Moda do IFRN Campus Caicó no ano de 2020.

A REVISTA

O International Journal for Innovation Education and Research (IJIER) apresenta as informações mais recentes e os artigos de pesquisa relacionados às altas tecnologias e às ciências modernas com rotação internacional. A revista apresenta a tendência atual relativa aos pesquisadores de vanguarda em todos os campos relativos às Ciências e Tecnologias, Negócios e Economia, Ciências Sociais e Humanas, Artes e Engenharias. Fornece um local para apresentar ideias originais e inovadoras, descreve algumas atividades de pesquisa atuais, prevê algumas direções futuras de pesquisa, discute alguns temas de pesquisa, bem como mostra alguns trabalhos de pesquisas de alto nível e qualidade”.

OUTROS ARTIGOS PUBLICADOS PELO CST EM DESIGN DE MODA

·         A implantação de um núcleo de extensão em um curso superior de tecnologia em Design de Moda;

·         Chromatic preferences in group of hues through fashion products in the Seridó region of Rio Grande do Norte, Brazil;

·         Inclusive thinking in fashion design: ergonomic and practical apparel for elderly;

·         Mulheres com Parkinson: pesquisa de percepção em produtos de moda com foco no Design Centrado no Humano;

·         Homens com Parkinson: pesquisa de percepção em produtos de moda com foco no Design Centrado no Humano.

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas