CONSUP

Comissão divulga resultado final do processo eleitoral

Votação apontou representantes para o Conselho Superior do IFRN

Publicada em 13/07/2020 Atualizada há 1 ano

A Comissão Eleitoral Central, constituída pela Portaria nº 900/2020 da Reitoria do IFRN, publicou o resultado final da votação para escolha dos representantes docentes, técnicos-administrativos e discentes do Conselho Superior (Consup) do Instituto. A publicação, realizada no dia 30 de junho, traz os nomes dos candidatos eleitos (ver tabela abaixo) com os maiores percentuais proporcionais de votação, no quantitativo igual a 1/3 da quantidade de campi para cada segmento.

O edital que convocou o processo eleitoral tratava de uma eleição complementar, tendo em vista que parte dos professores, técnicos-administrativos e estudantes com assento no Conselho precisa ser escolhida novamente: “é que alguns conselheiros se aposentaram, estudantes concluíram seus cursos... e assim vai assim. A eleição vem para preencher essa vacância, tanto de titulares como suplentes”, disse Andreilson Oliveira, membro do Consup e presidente da Comissão Eleitoral. A escolha da votação, que aconteceu em 24 de junho, complementará o mandato em curso – biênio 2019/2021 –, com vigência até 19 de agosto de 2021.

Conselho Superior

Segundo o Regimento Interno, o Conselho Superior do Instituto Federal do Rio Grande do Norte tem por finalidade “conduzir a ação institucional, zelando pela atuação pluricurricular e multicampi com qualidade socialmente referenciada. O Consup, de caráter consultivo e deliberativo, é o órgão máximo do IFRN. Na prática, cabe a ele aprovar a política geral para a atuação institucional e zelar pelo seu cumprimento; aprovar o plano de desenvolvimento institucional, o plano geral de cada gestão e os planos anuais de ação, assim como a proposta orçamentária anual; aprovar o projeto político-pedagógico e autorizar a criação e extinção de cursos no âmbito do Instituto, bem como o registro de diplomas, entre outros. A posse dos novos membros acontecerá na primeira reunião após a divulgação desta terça, 30 de junho de 2020.

“Posso afirmar que essa é uma experiência inesquecível. Pude aprender, por dentro, sobre os mecanismos que servem como alicerce dessa instituição que tanto amo. Além disso, carrego a grande responsabilidade de refletir os ideais dos alunos que represento. Honrando essa confiança, a cada reunião me posiciono em relação a diversos tópicos, todos eles essenciais para o funcionamento do IFRN”. As palavras do estudante Damião Andrade, de 17 anos, que cursa o Técnico Integrado em Informática no Campus Parnamirim, fazem um resumo de sua vivência como conselheiro do Consup. A Damião se juntam agora estudantes de outros campi, conforme tabela abaixo:

• Docentes

Canguaretama

Jorge Felliphe Barbosa

Suplente

Edital de divulgação do resultado final

Regimento do Consup

servidores