Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CONNEPI 2012

Campus Caicó marcará presença no CONNEPI 2012

O evento acontece de 19 a 21 de outubro em Palmas/TO

Publicada em 05/10/2012 Atualizada há 1 ano

O IFRN - Campus Caicó marcará presença durante a realização do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação - CONNEPI 2012, que ocorrerá em Palmas/TO, entre os dias 19 e 21 de outubro. Participarão 29 representantes, entre docentes e discentes, os quais irão apresentar 18 trabalhos científicos – todos projetos desenvolvidos no campus Caicó e financiados pelas agências de pesquisa de ampla repercussão nacional como o CNPq, CAPES e PIBID.

Participará, também, da programação cultural do evento, o nosso grupo de teatro “Acauãs”, coordenado pela Professora Monique Oliveira, apresentando a peça “Conversa vai, conversa vem... no copiar do Acauã”. Esse espetáculo é resultado do Projeto “Prosas dos Copiares: Estudos de caso sobre a cultura oral seridoense”, desenvolvido durante o ano letivo 2011, no IFRN Caicó. O tema da pesquisa foi o patrimônio imaterial, com foco na sabedoria popular, em suas mudanças e permanências, buscando conhecer costumes e tradições da Região do Seridó que povoam a memória e o imaginário dos estudantes dos Cursos Técnicos Integrados de Nível Médio (Eletrotécnica e Informática - turmas de 2010).

Veja abaixo a sinopse da peça "Conversa vai, conversa vem... no copiar do Acauã"

Uma pacata e tradicional família sertaneja prepara-se para a sua maior celebração: a Festa de Sant’Ana. No alpendre da casa grande da fazenda Acauã, onde tudo se passa, parecem estar parados no tempo, pois apesar das mudanças ocorridas na sociedade, conservam costumes, crenças e tradições do passado. Até que chegam duas jovens estudantes da cidade que questionam aquele modo de vida, mas se veem envolvidas nos conflitos familiares da fazenda, em torno de uma gravidez inesperada e da chegada do “chefe da casa”, um poeta-cantador. O tema é o conflito entre passado e presente em torno dos valores e da religiosidade típicas do universo sertanejo. O texto mescla características típicas do Seridó como: a cantoria, a culinária, a religiosidade, a memória do lugar e as intrigas e conflitos em torno de questões familiares.

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas