Bolsa de Estudos

AFS Internacional oferece bolsa integral nos EUA para alunos do IFRN

Inscrições podem ser realizadas até 14/11

Publicada em 29/10/2012 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O AFS Internacional fez um acordo de parceira com a empresa petrolífera BP, segundo o qual durante os próximos cinco anos, a partir de 2012, a empresa oferecerá 50 bolsas de estudo integral para cursar um ano letivo nos EUA.

Este ano, uma destas bolsas de estudo será destinada exclusivamente a um aluno do IFRN.

O que a bolsa inclui:

• Colocação escolar nos Estados Unidos, durante 1 ano letivo
  • Hospedagem em família voluntária;
  • Passagem internacional e doméstica até o ponto de embarque internacional (ida e volta);
  • Taxa de visto;
  • US$ 100 para compra de uma mala;
  • Ajuda de custo de US$ 120 mensais durante a experiência;
  • Seguro médico com cobertura de até 1 milhão de dólares (exceto doenças pré-existentes);
  • Orientações antes, durante e depois da experiência.

O que não está incluído:

• Despesas com dentista, inclusive ortodontista;
  • Compra de roupas, sapatos e acessórios;
  • Despesas para emissão de passaporte;
  • Despesas com despachantes;
  • Despesas com vacinas;
  • Uniforme escolar (quando necessário)

Critérios para inscrição

• Renda familiar até seis salários mínimos, que deverá ser comprovada com contracheques dos pais e declarações do imposto de renda durante a entrevista com a comissão de seleção;
  • Estudante regularmente matriculado no IFRN;
  • Desempenho acadêmico alto (acima de 80%) especialmente em matemática e inglês;
  • Faixa etária: nascidos entre 01/04/1995 a 01/08/1998;
  • Não poderá ter sido reprovado em nenhuma série e nem se formar em 2012;
  • Não poderá ter qualquer restrição física ou alimentar;
  • Não poderá ter qualquer tipo de alergia;
  • Nível de inglês intermediário superior ou avançado, que seja suficiente para obter a pontuação mínima no SLEP test (45 pontos).

Processo de inscrição

Os interessados deverão se inscrever diretamente na Diretoria de Extensão do seu Câmpus. A inscrição é gratuita. Os testes e entrevistas serão aplicados pelo Câmpus Central do IFRN, em Natal. Caso o candidato resida no interior, os custos de deslocamento até o local das provas e entrevistas correrão sempre por conta do candidato.

Processo de seleção

Fase 1: Teste de matemática e inglês

Este teste será aplicado presencialmente no Campus Central, em Natal. O candidato terá 90 minutos para responder as 30 questões e redigir um texto em inglês. Teremos 15 questões de matemática e 15 de inglês. Para desempatar notas iguais nos testes, a nota de matemática prevalecerá sobre a de inglês. Se ainda assim o empate persistir, a redação em inglês será usada como diferencial.

Fase 2: Entrevista pessoal com os 10 semifinalistas

Após a correção da prova, será divulgada a lista com os dez primeiros colocados. Estes serão convocados para a segunda fase de seleção, que consiste numa entrevista realizada pelo Comitê Local de Seleção (composta por membros do AFS e do IFRN). Nessa entrevista será validado se os mesmos preenchem todos os critérios exigidos para inscrição no Programa, citados anteriormente, incluindo o perfil socioeconômico dos candidatos que deverão submeter os contracheques e declarações do IR dos pais e/ou responsáveis legais à comissão de seleção.

Para a próxima fase seguirão somente os dois finalistas, escolhidos após a avaliação das entrevistas: o vencedor e o suplente (primeiro e segundo colocados). Os candidatos classificados em terceiro, quarto e quinto lugar ficarão como banco de reserva, que poderá ser usado em caso de inadequação ou desistência dos candidatos escolhidos.

Fase 3: Entrevistas pessoais com as famílias naturais, aplicação do SLEP test e preenchimento dos confidenciais

O Comitê Local de Seleção fará entrevistas presenciais com os familiares do vencedor e do suplente. Os dois farão o SLEP test (teste de nivelamento de inglês) e começarão a preencher uma série de formulários online. O correto preenchimento destes é fundamental para a aceitação do candidato final no Programa Escolar do AFS Intercultura Brasil.

Caso os candidatos morem em cidades diferentes da sede do comitê, as despesas com transporte até a cidade sede do comitê serão de responsabilidade do candidato.

Resultado Final

Após avaliar os SLEP tests e o resultado das entrevistas realizadas pelo Comitê Local de Seleção dos dois finalistas, o AFS Intercultura Brasil validará as indicações e divulgará o nome do vencedor no dia 21 de dezembro de 2012. A partir desse momento, o candidato deverá ser integrado ao processo de orientações locais do comitê do AFS Intercultura Brasil mais próximo de sua cidade.

Cronograma Global Citizens IFRN

Inscrições nas unidades do IF

22/10 a 14/11/2012

Prova de inglês e matemática

24/11/2012

Divulgação dos 10 semifinalistas

30/11/2012

Seleção (entrevistas e dinâmicas)

01 e 02/12/2012

Envio do nome dos 2 finalistas para a SE

03/12/2012

Entrevistas com famílias naturais e aplicação do SLEP test

03 a 08/12/2012

Prazo final para envio do resumo das entrevistas e folhas respostas dos SLEPs Test

10/12/2012

Divulgação do resultado final

21/12/2012

Prazo final para preenchimento dos formulários online (1º e 2º lugares)

18/01/2013

Revisão dos formulários  online pelo AFS

21/01 a 28/02/2013

Clique aqui para baixar a ficha de incrição.

extensao