Alunos do Técnico em Vestuário e CST em Design Moda apresentam 6 artigos em congresso remoto internacional

Os trabalhos completos serão publicados no final de fevereiro, nos anais do evento.

Publicada em 01/02/2023 Atualizada há 1 ano

Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2023, os alunos do CST em Design de Moda e do curso técnico integrado em Vestuário participaram, de maneira remota, do 1st International Congress and Exhibition on Sustainability in Music, Art, Textile and Fashion, sediado por uma universidade de Madri (Espanha), e organizado pela Profa. Dra. Esra Sipahi Dongul (Aksaray University, Turquia).

Orientados pelo Prof. Me. Ítalo José de Medeiros Dantas, e pela coordenadora do CST em Design de Moda, Profa. Me. Lívia Solino, foram apresentados, ao todo, 6 artigos, oriundos de projetos de pesquisa conduzidos na instituição, e em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dentre os temas apresentados pelo IFRN no congresso, observou-se o consumo de Moda na terceira idade; a reutilização de resíduos das bonelarias locais na construção de produtos de Moda; a utilização das cores em bolsas; o figurino das cantoras pop contemporâneas; a realidade virtual; e, o impacto das digitais influencers locais no consumo.

Dentre os trabalhos apresentados, os destaques foram para os artigos intitulados de "The Interaction and Acceptability of Potential Fashion Consumers in the use of Virtual Reality for Fashion Shows: A Study with Generation Z", apresentado pelas alunas do técnico em vestuário Lara Juliane Cardoso Santiago e Ellen Lus Almeida de Medeiros, em coautoria com Bárbara de Oliveira Freira, Ianny Aparecida Medeiros dos Santos, Iasmin Loíse Costa Garcia e Tainara Talia Soares da Silva, que visou discutir o potencial de aplicação da realidade virtual como mediadora de desfiles de moda ; e, para o trabalho "The Role of Digital Influencers in Fashion Consumption in Brazil", apresentado por Maria Helene Dutra de Medeiros e Iara Sofia Silva Dantas, em coautoria com as alunas Íris de Faria Mariz, Karen Cristina Andrade de Araújo, Sarah Marta da Nóbrega Medeiros e Yslla Jhanny De Medeiros Cavalcante, que teve como objetivo entender o nível de intenção de compra que os consumidores de Moda de Caicó apresentam pautados na relação com os digitais influencers locais.

Para o coordenadora do curso técnico em vestuário, o Prof. Edson Caetano Bottini, a participação das alunas do ensino médio no congresso internacional "demonstra o grau do IFRN em termos de orientação e discernimento com esses alunos, onde a capacidade técnica deles vão acima do que se espera de alunos de Ensino Médio. São alunos altamente preparados para enfrentar qualquer tipo de curso de ensino superior... a capacidade deles de pesquisa, de buscar informações para uma pesquisa ou apresentação... é um prazer muito grande, um incentivo muito grande. Há muito tempo eu não via técnicas e pesquisas do nível que foram apresentados, então elas estão de parabéns! E a maior importância, não só nacionalmente, mas demonstrando a capacidade delas internacionalmente, de formarmos pessoas com nível de conhecimento e profundidade de grande valia para o mercado da Moda e do Vestuário".