VISITA TÉCNICA

Alunos do IFRN Caicó realizam visita técnica ao complexo de Paulo Afonso

Segunda visita acontece nos dias 12 e 13.

Publicada em 11/03/2015 Atualizada há 12 meses

Os alunos do 4º ano de eletrotécnica participaram, nos dias 4 e 5 de março, de visitas técnicas ao complexo de usinas de Paulo Afonso/BA organizadas pelos professores de eletrotécnica Giancarlos e Jonas. Na ocasião foram visitadas as usinas de Paulo Afonso IV e Xingó onde puderam ver de perto o processo e a magnitude da geração de energia elétrica em nosso país.

A hidrelétrica de Xingó é uma das mais modernas da América Latina em operação e responde por aproximadamente 14% da geração nacional, quando funcionando em sua capacidade nominal. Atualmente, das usinas do complexo de Paulo Afonso, apenas Paulo Afonso IV encontra-se funcionando em virtude da baixa vazão do rio São Francisco além de Xingó que está operando com capacidade reduzida. Este fato impactou os alunos, conscientizando-os sobre a importância da economia de energia elétrica neste período de Seca.

Durante a visita ao centro de operação da usina de Xingó os alunos puderam ver de perto o trabalho e as responsabilidades dos eletrotécnicos que garantem o funcionamento da usina, despertando o interesse por esta área e aprendendo sobre as atividades que eles poderão desempenhar como profissionais, no futuro.

Confira as fotos da primeira visita, dias 4 e 5 de março.