Alunos do curso de eletrotécnica apresentam trabalho na FEBRACE

Publicada em 21/03/2019 Atualizada há 1 ano

Os alunos Alysson Herbert, Yasmin Kely e Gabriela Pereira, juntamente com o prof. Francisco das Chagas, estão representando o IFRN Campus Caicó na FEBRACE - Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Feira tecnológica que acontece na USP em São Paulo/SP entre os dias 18 e 22 de março. O trabalho intitulado "Desenvolvimento de sistema inteligente baseado em smart clothes para medições de conforto térmico e monitoramento da postura da coluna vertebral em ambientes de trabalho" foi vencedor da Mostra Tecnológica na SECITEX 2018.

O projeto, de foco tecnológico, utiliza-se de dispositivos implantados em roupas inteligentes, denominadas Smart-clothes com o objetivo de obter dados com relação a ergonomia em ambientes de trabalho. "A ideia é que a própria roupa colete as informações sobre temperatura ambiente e postura corporal através de sensores, para fins de análise da qualidade ambiental no desenvolvimento da atividade. Este projeto permite, por exemplo, que o empregador analise e adeque as condições ambientais de trabalho, gerando benefícios para ambas as partes. O projeto é o trampolim para o desenvolvimento de uma roupa inteligente que seja capaz de coletar mais e mais informações, podendo, por exemplo, informar em tempo real no Smartphone ou Smartwatch do trabalhador quando ele estiver em uma postura inadequada, em um ambiente com ruído ou luminosidade diferente do permitido por norma, lembretes de uso de EPI entre uma infinidade de funcionalidades. Abre portas para o desenvolvimento de vários outros projetos na área." explica o coordenador do Curso Técnico em Eletrotécnica, professor Jonas Damasceno.

O trabalho concorre também ao prêmio de votação popular da FEBRACE. Através do FEBRACE Virtual é possível visualizar o resumo do trabalho e um vídeo desenvolvido pelos alunos explicando todo o projeto. Os vídeos com maior número de curtidas receberão prêmios surpresa.

ASSISTA AO VÍDEO

“Clique em Curtir até o dia 22 de março de 2019 para votar em seu projeto favorito para o Prêmio Votação Popular na FEBRACE 2019"

NOTÍCIA RELACIONADA:

Alunos do Curso de Eletrotécnica recebem prêmios pelo trabalho apresentado na FEBRACE