BOLSA ATLETA

Aluno da Licenciatura em Física é selecionado no Programa Bolsa Atleta

Sali Elias de Medeiros - Atleta Olímpico e Paralímpico

Publicada em 01/06/2021 Atualizada há 1 ano

Sali Elias de Medeiros, aluno do curso Superior de Licenciatura em Física do IFRN Campus Caicó, foi selecionado no Programa Bolsa Atleta do Ministério da Cidadania, na Categoria Atleta Olímpico e Paralímpico. O resultado da seleção foi publicado no Diário Oficial da União nº 89 de 13/05/2021 – Sessão 1 Portaria MC nº 629, p. 12-86 (Sali – p. 47). Foram aprovados atletas de modalidades que fazem parte dos Programas Olímpico e Paralímpico referente ao pleito 2021. Com apoio do IFRN Campus Caicó, através dos programas de assistência ao estudante e do NAPNE - Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, foi possível Sali participar de diversas competições e assim obter os resultados significativos para a sua aprovação na Bolsa.

FOTO CEDIDA: Sali na 4ª Paralimpíadas Universitárias [2019]

“Eu gostaria de falar e agradecer pelo que o IFRN Campus Caicó vem me oportunizando na educação e também no esporte. Desde de 2018, quando fui selecionado para estudar no IFRN no curso de Licenciatura de Física, as oportunidades se abriram em volta de mim. Quando entrei no atletismo paraolímpico, o professor Saulo Azevedo (responsável pelos treinamentos) buscou o apoio do IFRN para que eu pudesse participar de competições a nível regional e nacional.

Minha primeira competição, em outubro de 2018, aconteceu em Natal/RN e tratava-se de uma seletiva para os JUBs 2018. Consegui a vaga após conquistar 3 medalhas de ouro, mas não tive como ir para Joinville/SC pois precisei cuidar de minha mãe que estava operada na época.

As competições foram aparecendo:

·         Norte-Nordeste em João Pessoa/PB: 1 medalha de bronze

·         Competição de veteranos em Natal/RN: 1 medalha de bronze

·         Paraolimpíadas Universitárias em São Paulo/SP: 3 medalhas de ouro

Muito orgulho em colocar o IFRN no lugar mais alto do Pódio e isso gerou um grande incentivo para a continuação no esporte. Passei a treinar com mais frequência com os equipamentos de competições: Disco, Dardo e Peso. Além da musculação com o objetivo de fortalecimento muscular para um melhor rendimento nas competições.

2020

·         Norte-Nordeste em Recife/PE: 2 medalhas de Bronze (melhorando minhas marcas)

Sofri uma pequena lesão no joelho fiquei com medo de não poder competir mais. Fiz o tratamento e, aos poucos, fui voltando aos treinos. Venho treinando a parte muscular na academia uma ou duas vezes na semana. Isso tudo exige esforços e bastante dedicação, pois tenho que dá conta do curso e do trabalho.

Com a 3ª colocação do ranking Brasileiro na minha categoria (F43) tive a oportunidade de me inscrever no Programa Bolsa Atleta do Governo Federal através do Ministério da Cidadania. Fui selecionado com a concessão da bolsa que serve de incentivo para as despesas necessária do atleta”

Sali Elias de Medeiros

FOTO CEDIDA: Sali na 4ª Paralimpíadas Universitárias [2019]