MODA

Ações desenvolvidas pelo curso de Design de Moda durante o isolamento social aproximam alunos, servidores e comunidade

Publicada em 28/08/2020 Atualizada há 1 ano

ABRIL

Em abril, a Coordenação de Moda lançou um concurso para a escolha da identidade visual do curso; produziu vídeos educativos:

·        Engenharia Reversa;

·        Upcycling; e

·        Bordado livre manual - @moda.ifrn

Além disso, tivemos a participação de alunos, ex-alunos e servidores no movimento global para repensar a indústria da moda: o Fashion Revolution. Nesse evento, os participantes produziram material para que a comunidade repensasse o uso e a forma com que suas roupas são feitas através da máxima: quem fez minhas roupas?

Participação no movimento global Fashion Revolution

·        Mesa Redonda – O impacto do isolamento social no consumo de moda e as principais estratégias de enfrentamento

·        Bate Papo – Relações trabalhistas x Indústria Têxtil x Isolamento Social: Segmento Bonelaria

·        Bate Papo – Relações trabalhistas x Indústria Têxtil x Isolamento Social: Segmento Oficina de Costura

·        Vídeo educativo – Técnica de tingimento Tie Dye

·        Análise sociológica – Classe e gênero na tragédia do Rana Plaza (Bangladesh)

MAIO

Em maio, foram produzidos vídeos educativos sobre:

·        Propriedade intelectual

·        Como usar a técnica manual do macramê

·        Técnicas de desenho de roupas

Também tivemos um bate-papo, no instagram, na semana em que se falou muito sobre racismo, com a temática: corpos negrxs e os desafios “entre” resistir e existir.

Nesse mês também foi idealizado e concebido o Fashion Meeting – Entendendo moda em tempos de quarentena. Duas palestras promovidas virtualmente e assistidas por 130 participantes (em média) e que contou com palestrantes do Ceará e de Portugal:

·        Palestra com David Fama (CE) – Visual Merchandising: etapas e processos

·        Palestra com Layla Mendes (PT) – Tendências de moda: o que, onde e como procurar

Além disso, foi criado um site com a intenção de manter uma exposição fixa de desenhos, croquis de moda e fotografias feitas pelos alunos – Galeria Virtual de Moda.

JUNHO

Em junho, após o sucesso do Fashion Meeting, foi lançado o II Fashion Meeting – Entendendo moda em tempos de quarentena, com programação todas as terças e quintas, sempre às 19h, e teve média de 110 expectadores, contando com as seguintes palestras:

·        Palestra com Elaine Bezerra (MG) – Relações de Gênero e Trabalho nas confecções nordestinas;

·        Palestra com Nayara Oliveira (RN) – Oportunidades de carreira: trainee;

·        Palestra com Joyce Barbalho (RN) – Círculo cromático: a importância das cores na reinvenção pós-pandemia;

·        Palestra com Lilian Costa (PA) – Marketing de moda e os novos hábitos de consumo;

·        Palestra com Ítalo Dantas (RN) – A influência das cores no comportamento humano;

·        Palestra com Ricardo Morais (RN) – Fotografia: parâmetros para uma boa foto;

·        Palestra com Jessica Cerejeira (RN) – As interfaces dos processos criativos em moda e figurino;

·        Palestra com Gisele Nepomuceno (Portugal) – Buyer: como planeja e trabalha um comprador de moda;

·        Palestra com Josemar Júnior (RN) – Trajetória e processo criativo do designer numa fast-fashion;

·        Encontro ‘social’ – Encerramento do II Fashion Meeting.

JULHO

Em julho, tivemos o período de férias dos professores, mas o conteúdo educativo continuou sendo abordado através do Instagram:

·        Quiz com traduções do inglês - pronuncias de termos técnicos da moda no stories;

·        Vídeos educativos: modelagem de roupas (4 vídeos) e uma série sobre a relação histórica entre a moda e as cores (5 vídeos);

·        Dicas de como participar de Concursos de moda por Esron Candeia (aluno ganhador de 3 concursos de moda).

Neste mesmo mês, obtivemos a 2ª colocação no Concurso dos Novos Talentos do Dragão Fashion Brasil (Fortaleza/CE), um dos principais concursos para estudantes de moda do país.

E, através de uma parceria com a UFRN, o curso de design de moda promoveu a execução de um evento virtual intitulado Fórum da Festa de Sant’Ana, data marcante para todo o Seridó. Representando o IFRN através das seguintes participações:

·        Simpósio Temático: Moda, arte e cultura;

·        Mesa Temática: Fazendo moda – arte, criação e design no Seridó;

·        Exposições virtuais: croquis de moda inspirados no glamour da Festa de Sant’Ana + A terra de Sant’Ana sob as lentes de uma jovem caicoense.

AGOSTO

Para este mês, os vídeos educativos da série sobre a relação histórica entre a moda e as cores continuam sendo produzidos e as redes sociais do curso continuam crescendo em relevância.

Também estamos construindo o site para ser inserido no Portal do IFRN, e mesmo com a paralisação do calendário, nesse período foram aprovados dois projetos de extensão e cinco projetos de pesquisa, com alto impacto inovador e social.

É importante frisar que a divulgação e criação das nossas ações tem o apoio dos servidores, alunos, ex-alunos e do projeto de extensão “Moda na Rede”.

SETEMBRO

III Fashion Meeting – Entendendo moda em tempos de quarentena

31/08/2020 - III Fashi.on.meeting

Inscrições CLIQUE AQUI!

REDES SOCIAIS:

·        Canal no youtube – Moda IFRN (atualmente com 170 inscritos);

·        Perfil no instagram - @moda.ifrn (atualmente com 616 seguidores);

·        Site - Galeria Virtual de Moda;

·        Site - moda.ca.ifrn.edu.br(em construção).

extensao
pesquisa