Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DESIGN DE MODA

Ação no Fashion Revolution foi promovida pelo curso de Design de Moda do Campus Caicó

Publicada em 30/04/2019 Atualizada há 12 meses

A EQUIPE:

Coordenação: professora Lívia Solino

Colaboração: professora Layla Mendes

Voluntários: 20 alunos do curso de Design de Moda

 

A FEIRA DE TROCAS

Feira de Trocas

            O primeiro momento da Feira de Trocas aconteceu no período de 10 a 17 de abril: as pessoas desapegaram-se de peças de roupas, calçados e acessórios de moda, mas que não estavam mais sendo utilizadas.

Após este momento, os alunos do curso de Design de Moda analisaram as peças com o objetivo de avaliar o estado de conservação e a presença de características de moda atuais contribuindo para a fixação de um valor fictício em créditos emitidos ao doador.

No dia da feira, 24 de abril (quarta-feira), os colaboradores recebiam seus créditos referente às peças doadas para que fossem utilizados na aquisição de outras peças. Dando vida útil a um produto que estava guardado e sem função, prestes a ser descartado, contribuindo assim para a dinâmica sustentável na indústria da moda.

A feira aconteceu das 8h às 18h no IFRN Campus Caicó e contou com a participação do público externo. Circularam pela sala A26 cerca de 67 pessoas, e a primeira pessoa da fila chegou às 6h com grandes expectativas.

Das 1.150 peças doadas por 61 pessoas, àquelas que não foram adquiridas durante o evento serão doadas para as Aldeias Infantis SOS Brasil (Caicó/RN).

 

RODA DE CONVERSA:

Roda de Conversa

Com a temática central: “Quem faz e quem vende minhas roupas? A cadeia de moda na região do Seridó”, a roda de conversa alongou-se durante 2 horas contando com a participação de 120 pessoas. Os convidados com experiência na indústria e na moda apresentaram sua trajetória e os ouvintes puderam interagir sanando dúvidas, elogiando e contribuindo com sugestões e críticas construtivas.

OS CONVIDADOS:

·     Jorge Rabelo (atual Coordenador de Pesquisa do IFRN Caicó) – trabalhou como consultor do Senai CETIQT/RJ e tem larga experiência na indústria de confecção;

·      Kaliane Dantas – operadora de máquina de costura em oficinas de costura há 6 anos;

·      Giva Araújo – Visual Merchandising em diversas lojas da cidade (Caicó);

·     Mariza Pereira – costureira artesã, confecciona trajes finos e de noivas desde 1986 em seu próprio ateliê;

·      Kamila Costa – modelista e costureira de moda feminina em ateliê próprio.

 

A BANDEIRA

Bandeira: Quem fez minhas roupas?

A bandeira: “Quem fez minhas roupas?”, medindo 3m x 1,5m, foi confeccionada com resíduos têxteis oriundos dos laboratórios de confecção do Campus e passou uma semana fixada na porta central da entrada.

 

 

 

 

 

 

NOTÍCIA RELACIONADA:

O curso de Design de Moda do Campus Caicó promove ação no Fashion Revolution

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas