DESIGN DE MODA
Ação no Fashion Revolution foi promovida pelo curso de Design de Moda do Campus Caicó
Publicada em 30/04/2019 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 20:34

A EQUIPE:
Coordenação: professora Lívia Solino
Colaboração: professora Layla Mendes
Voluntários: 20 alunos do curso de Design de Moda
A FEIRA DE TROCAS
O primeiro momento da Feira de Trocas aconteceu no período de 10 a 17 de abril: as pessoas desapegaram-se de peças de roupas, calçados e acessórios de moda, mas que não estavam mais sendo utilizadas.
Após este momento, os alunos do curso de Design de Moda analisaram as peças com o objetivo de avaliar o estado de conservação e a presença de características de moda atuais contribuindo para a fixação de um valor fictício em créditos emitidos ao doador.
No dia da feira, 24 de abril (quarta-feira), os colaboradores recebiam seus créditos referente às peças doadas para que fossem utilizados na aquisição de outras peças. Dando vida útil a um produto que estava guardado e sem função, prestes a ser descartado, contribuindo assim para a dinâmica sustentável na indústria da moda.
A feira aconteceu das 8h às 18h no IFRN Campus Caicó e contou com a participação do público externo. Circularam pela sala A26 cerca de 67 pessoas, e a primeira pessoa da fila chegou às 6h com grandes expectativas.
Das 1.150 peças doadas por 61 pessoas, àquelas que não foram adquiridas durante o evento serão doadas para as Aldeias Infantis SOS Brasil (Caicó/RN).
RODA DE CONVERSA:
Com a temática central: “Quem faz e quem vende minhas roupas? A cadeia de moda na região do Seridó”, a roda de conversa alongou-se durante 2 horas contando com a participação de 120 pessoas. Os convidados com experiência na indústria e na moda apresentaram sua trajetória e os ouvintes puderam interagir sanando dúvidas, elogiando e contribuindo com sugestões e críticas construtivas.
OS CONVIDADOS:
· Jorge Rabelo (atual Coordenador de Pesquisa do IFRN Caicó) – trabalhou como consultor do Senai CETIQT/RJ e tem larga experiência na indústria de confecção;
· Kaliane Dantas – operadora de máquina de costura em oficinas de costura há 6 anos;
· Giva Araújo – Visual Merchandising em diversas lojas da cidade (Caicó);
· Mariza Pereira – costureira artesã, confecciona trajes finos e de noivas desde 1986 em seu próprio ateliê;
· Kamila Costa – modelista e costureira de moda feminina em ateliê próprio.
A BANDEIRA
A bandeira: “Quem fez minhas roupas?”, medindo 3m x 1,5m, foi confeccionada com resíduos têxteis oriundos dos laboratórios de confecção do Campus e passou uma semana fixada na porta central da entrada.
NOTÍCIA RELACIONADA:
O curso de Design de Moda do Campus Caicó promove ação no Fashion Revolution
- Palavras-chave:
- ensino