“Orçamento do IFRN está preservado”, tranquiliza Belchior

Reitor participa de Gabinete Itinerante

Publicada em 05/04/2011 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Por André Alves

“Muito positivo, o Gabinete Itinerante é momento de troca de informação e todos crescemos com essa discussão”. Assim avaliou o reitor do IFRN, Belchior Oliveira, a primeira rodada do Gabinete Itinerante do ano, na noite desta terça-feira, após encontro com alunos no auditório do campus Caicó. Antes, o horário vespertino foi reservado a encontro com professores e técnicos administrativos e serviu, nas palavras do reitor, para concretização de um “diálogo aberto entre os que fazem a instituição”. Belchior estava acompanhado dos pró-reitores Francisco Mariz e José Yvan.

No ano passado aconteceram 52 reuniões desse tipo nos polos do IFRN, envolvendo quase 2 mil servidores e 18 mil alunos. “Que cada um se sinta gestor, a reitoria é apenas tutora”, lembrou Belchior. Ele informou que há grandes possibilidades do número de campi aumentar, com novas unidades podendo ser construídas. O reitor enfatizou o crescimento do campus, através da ampliação dos ambientes acadêmicos, de novas salas de aula e da aquisição de novos equipamentos.

ORÇAMENTO - Indagado a respeito dos cortes orçamentários determinados pelo governo federal, Belchior ressaltou que “não é um impacto tão grande assim, nosso orçamento está preservado, o corte foi em diárias e passagens”. “As coisas programadas continuam”, tranquilizou. Os cortes totalizam em torno de R$ 50 bilhões, dos quais R$ 3 bi atingem o ministério da Educação e, por tabela, retiram R$ 1 bi da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), à qual os institutos federais estão vinculados.

“A instituição não pode dar um passo atrás”, afirmou o reitor. Em seguida, pediu a contribuição de todos na economia de itens como telefone e energia elétrica. “As dificuldades nos ensinam”, lembrou aos alunos.