Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CAMPANHA

16 dias de ativismo

Pelo fim da violência contra as mulheres

Publicada em 26/11/2014 Atualizada há 1 ano

Ontem, 25 de novembro de 2014 (terça-feira), das 8h às 12h, no Auditório da 10ª DIREC, o IFRN/Campus Caicó, representado pela Supervisora FIC do Programa Mulheres MIL, Suely Soares da Nóbrega, participou do Seminário cujas palestras abordaram a temática dos 16 dias de Ativismo: considerações sobre a violência contra as mulheres e formas de enfrentamento; as influências das construções sociais de gênero no contexto da violência contra mulher; apontamentos sobre o racismo no cotidiano da sociedade: vozes e silêncios.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

A campanha teve início, em 1991, por mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

O período escolhido para a Campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro - declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finaliza no dia 10 de dezembro - dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos.

Hoje, cerca de 150 países desenvolvem esta Campanha.  No Brasil, a campanha é realizada desde 2003 por meio de ações de mobilização e esclarecimento sobre o tema. E o início da campanha foi antecipado para o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra - pelo reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que são as principais vítimas da violência de gênero.

Uma das ações mais significativas da campanha acontece no dia 06 de dezembro, proclamado como Dia da Mobilização de Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher.  Esse dia lembra o massacre de 14 mulheres, estudantes de engenharia da Escola Politécnica de Montreal - Canadá, praticado, em 1989, por um homem que discordava que mulheres pudessem ter acesso a cursos de engenharia.  Nessa data, são distribuídos laços brancos aos homens, para que, ao aceitar usá-los, eles se posicionem contra todas as formas de violência contra a mulher.  Esta ação ficou conhecida como Campanha Mundial do Laço Branco.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) uma em cada quatro mulheres é vítima de abusos sexuais por seu parceiro, e quase metade das mulheres que morrem por homicídio é assassinada por seus parceiros atuais ou anteriores. Mas a violência contra a mulher assume diversas formas: agressão física, sexual, assédio psicológico, coerção, entre outras. Assim, é preciso que a sociedade esteja mobilizada para lutar contra todas estas práticas.

 EM CAICÓ/RN

No município de Caicó/RN, a campanha está sendo desenvolvida em parceria com CREAS e CRAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria Municipal de Saúde, 10ª DIREC. O evento foi promovido pela prefeitura Municipal de Caicó, através da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Coordenadoria de Defesa dos Direitos da Mulher e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizando ações de enfrentamento à violência contra a mulher com campanha em atenção aos 16 dias de Ativismo.

 

Programação da Semana de Ativismo:

Data: 24 a 28/11/2014Programas de Rádios;

 

Data: 26/11 (quarta-feira) – Campanha do Laço Branco e Palestras realizadas pelas instituições parceiras sobre os 16 Dias de ativismo nas escolas e fábricas;

 

Data: 27/11 (quinta-feira) – Dia de orientação e reflexão para as Catadoras e Mulheres vítimas de violência acompanhadas pelo CRAS e CREAS.

Local: CRAS Zona Oeste

Horário: 14h;

 

Data: 28/11Caminhada “Mulher Viver sem Violência”

Local: Concentração na Praça da Alimentação José Augusto

Percurso: Avenida Coronel Martiniano e cruzamento com a Avenida Seridó

Horário de Saída: 7h30min

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas