V SEMADEC

V Semana Artística, Desportiva e Cultural é encerrada em clima de São João

VI Jogos Internos, Gincanas, Festival Histórico, Torneio de Jogos Digitais, Palestras marcaram os 5 dias de evento

Publicada em 11/06/2019 Atualizada há 1 ano

Em sua 5ª edição a Semana Artística, Desportiva e Cultural do IFRN consolida-se no calendário institucional do Campus Apodi, como um evento incentivador das práticas desportivas, das atividades artísticas-culturais e da conscientização educacional como mobilizadora das transformações sociais.

Neste ano a V SEMADEC, inovou em uma programação diversificada com jogos, gincanas, Festival Histórico, Torneio de Jogos Digitais, palestras e apresentações artísticas, o evento aconteceu no período de 3 a 7 de junho e foi encerrado com o 8º Arraiá Só do Bom.

VI Jogos internos

Os principais cursos do Campus foram representadas por equipes que competiram nas modalidades de futsal, handebol, Basquete, Natação, Tennis de mesa e Jogos digitais. Esse ano o campeão do evento foi o Curso de Agropecuária matutino, tricampeão da SEMADEC.

III Gincana

Realizada pela 3ª vez no IFRN, a gincana tem cunho social e visa agregar entretenimento, esporte, desenvolvimento pessoal, expressão artística e solidariedade, os cursos competem entre si em atividades esportivas de raciocínio. A gincana aconteceu na última quarta-feira, 5/06, em que se comemora o “Dia mundial do meio Ambiente’’, nesse ano foram arrecadadas mais de 400 garrafas pets as quais serão doadas ao projeto de ressocialização de presos do Centro de Detenção Provisão de Apodi RN, através da produção de vassouras de garrafa pet. O curso de Biocombustíveis foi o campeão da III Gincana.

Djamila Ribeiro

Na grade de atividades artísticas-culturais e da conscientização educacional como mobilizadora das transformações sociais, tivemos a presença da filósofa, feminista, acadêmica brasileira e ativista Djamila Ribeiro, que concedeu de forma voluntária uma palestra sobre seu livro “quem tem medo do feminismo negro”.

Em um diálogo aberto a filósofa relatou sobre a trajetória e importância da luta contra o racismo e a urgência pela quebra dos silêncios instituídos, trazendo também ao conhecimento do público produções intelectuais de mulheres negras ao longo da história. O Auditória Luiza Cantofa ficou lotado pela comunidade acadêmica como também membros de diversos clubes de livros de Apodi e cidades circunvizinhas.

Em público como também nas redes sociais Djamila Ribeiro agradeceu o convite:

-“Vivi em Apodi, interior do Rio Grande do Norte, um dos momentos mais emocionantes da minha trajetória. Fui convidada pela professora de História, Flávia, pra vir bater um papo com os estudantes do IFRN”.

Toda a ação foi viabilizado pela professora Flávia Marinho que ministra a disciplina de história. O evento aconteceu no dia 6 de junho e marcou a reabertura do NEABI (Núcleo de estudos Afro Brasileiros e Indígenas) no Campus Apodi, em sua abertura alunos apresentaram as músicas “Nordeste independente” de Elba Ramalho e “Maria, Maria” de Milton Nascimento.

8º Arraia só do Bom

O 8º Arraiá foi responsável pelo encerramento da V SEMADEC, o evento tradicional que visa valorizar a cultura nordestina e fortalecer o vínculo família-escola tem como objetivo ajudar na arrecadação das turmas concluintes de cursos técnicos e superiores.

O festa junina aconteceu na última sexta-feira, 07/06, no largo do estacionamento da instituição. Ao som do Forró pé de serra da Banda Altos Tons, o público presente teve a oportunidade de votar na melhor barraca junina no I Concurso de Barracas. O público e júri escolheram a barraca “Biu Stóri” formada por alunos do 4º ano do curso de Biocombustíveis.

Avalie V SEMADEC e deixe sua sugestão para próxima edição (clique aqui)