Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Setor de enfermagem realizará Campanha de Vacinação contra o Tétano e a Difteria de 27 a 28 de abril

A vacinação acontecerá das 8:00 às 11:30 e das 13:30 às 16:00

Publicada em 25/04/2011 Atualizada há 1 ano

OTétano é uma doença causada por uma bactéria (baciloClostridium tetani) que invade as células do sistema nervoso central, provocando espasmos musculares dolorosos (dificuldadede engolir, rigidez de nuca, contração da face, abdômen e costas) e convulsões violentas. Tais sintomas podem surgir ou ficarem mais fortes na presença de luz, pelo toque, no atode tossir, urinar, ou engolir e até por barulhos, podendo levar a exaustão profunda, asfixia e até a morte (40% dos casos).

A bactéria causadora do tétano pode ser encontrada em: terra ou areia contaminada com fezes de animais e humanas; águas podres; latas e pregos enferrujados; espinhos; folhas de plantas etc. e penetra noorganismo humano através de qualquer ferimento na pele, queimaduras ou outros tipos de lesões que rompam a pele.

Em casode ferimento, lavar em água corrente com sabão, secar e deixar descoberto quando possível.

A Difteria é uma doença contagiosa que ataca preferencialmente as mucosas da garganta e da laringe, causando: falta de apetite; febre alta; mal-estar geral; palidez; pulso acelerado; dor de garganta; dificuldadede respirar e engolir; membrana amarelada nas amídalas, laringe ou traquéia; tosse seca; rouquidão; dentre outros, que se não tratada pode matar pela obstrução das vias respiratórias ou pelo comprometimentodeoutros órgãos do corpo primordiais para manutenção da vida.

A vacina dupla adulto (dT), que protege o indivíduocontrao tétano e a difteria, é aplicada na infância, seguindoo esquema básicodevacinação nos postos de saúde, mas necessita ser reforçada a cada 10 anos para garantir a imunidade. Por isso estaremos realizando a campanha de vacina contra Tétano e Difteria com o objetivo de vacinar jovens e adultos que necessite do reforço da vacina (dT), com isso garantir a imunidade contra tais doenças.

A melhor e mais segura forma de prevenção e proteção é a vacinação, disponível no posto de saúde. Caso você não se lembre se foi vacinado, ou tenha dúvidas sobre o assunto, procure o serviço de saúde mais próximo. Leve seu cartão de vacinação.

A vacinação ocorrerá no Setor de Saúde do Campus Apodi nos dias 27 e 28 de abril de 2011 das 8:00 as 11:30 e das 13:30 as 16:00.

Observação: É muito importante que os interessados apresentem o cartão de vacina.