ESTUDE NO IFRN
RENOEN abre seleção para 29 vagas de Doutorado
Inscrições até 21 de setembro
Publicada por Annapaullinna Lima em 08/09/2025 ― Atualizada em 8 de Setembro de 2025 às 10:35
A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI), por meio da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), Polo IFRN, disponibiliza o Edital nº 30/2025 para preenchimento de até 29 vagas em nível de Doutorado para alunos regulares. As vagas são referentes ao ingresso no 1º semestre letivo de 2026.
Linhas de Pesquisa
A Renoen é uma Rede formada por diversas Instituições de Ensino Superior do Nordeste, a saber: UFS, UFAL, UFRPE, UFC, UESB, UEPB, IFCE, IFRN e UEMA, sendo formado por 3 linhas de Pesquisa:
Linha 1.
Ensino, Currículo e Cultura - articula análises e estudos relativos às políticas e práticas curriculares, ao trabalho pedagógico e à formação de professores, assim como as implicações da diversidade e do contexto histórico-social, cultural e ambiental na sociedade contemporânea e no processo educativo das ciências, humanidades e artes. Esta linha de pesquisa permite desvelar questões como as dimensões da experiência escolar (sua estrutura, seletividade e os parâmetros de agrupamento escolar, os tempos escolares, as relações de gênero, étnico-raciais, inclusivas, ambientais, a organização do conhecimento escolar (manuais escolares, organização formal dos conteúdos); a caracterização escolar da aprendizagem (os rituais e usos, a avaliação, os processos disciplinares).
Linha 2.
Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Matemática - investigações sobre práticas e estratégias didático-pedagógicas no âmbito de espaços educativos diversos (formais e não formais), a partir de bases epistemológicas consistentes que venham a impactar a apropriação de conhecimentos cognitivos e metacognitivos de ciências e matemática por um público diverso. Nesta linha priorizam-se pesquisas relacionadas à descrição e análise da prática docente, envolvendo o ensino e a aprendizagem de ciências e matemática, assim como a formação docente.
Linha 3
Ensino Tecnológico: práticas e construções curriculares: destina-se a discussões sobre o ensino tecnológico em todos os seus níveis (básico, superior e formação de professores para o ensino de tecnologia) visando uma discussão sobre as práticas e aspectos curriculares, assim como inovações pedagógicas, buscando subsidiar investigações sobre o fazer pedagógico em estreita relação entre a ciência e a tecnologia. São focos da linha o ensino de engenharia, a alfabetização científica e tecnológica, a formação integral do indivíduo, as relações Ciências, Tecnologia e Sociedade no Ensino, além de estudos curriculares sobre formações técnicas.
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