Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Releituras literárias: do livro ao vídeo

Publicada em 17/08/2011 Atualizada há 12 meses

            A leitura de obras de arte precisa ser fonte de prazer para os alunos do Ensino Médio. Para que isso ocorra, os professores precisam despertar o gosto pela arte por meio da proposição de atividades que desenvolvam além das habilidades linguísticas, o senso crítico e a criatividade dos estudantes, de modo que eles possam enxergar, nessas obras, possibilidades para promover inquietações sobre as práticas cotidianas relacionando-as à multiplicidade de outros contextos vivenciados pela humanidade.

        Pensando nisso, propusemos aos alunos de segundos anos dos cursos técnicos integrados uma atividade interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Arte, objetivando a leitura dos romances Senhora, Lucíola, Iracema (José de Alencar), Inocência (Visconde de Taunay), A moreninha (Joaquim Manuel de Macedo) e Memórias de um sargento de milícias (Manuel Antônio de Almeida). Aproximar os alunos dos clássicos da literatura brasileira de uma forma mais dinâmica e lúdica, desenvolver a interpretação e produção de textos literários e iniciá-los na linguagem cinematográfica, no exercício das filmagens, edições e demais técnicas de cinema e vídeo, se constituiu nos principais objetivos da atividade e o resultado dessas experimentações gerou um pequeno arquivo de audiovisuais produzidos pelos estudantes.

      Durante o processo de produção dos roteiros para os vídeos, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Casa José de Alencar, o Museu da Imagem e do Som e outros espaços na capital cearense onde monumentos escultóricos homenageiam Iracema, o mais celebrado personagem alencarino. Após essas vivências, os alunos participaram da VII Feira do Livro de Mossoró, expondo seus vídeos e explicando ao público como interpretaram os romances para a atualidade, por meio técnicas diversificadas.

                                                                        

                                                         Kalliane Sibelli de Amorim Oliveira e Nilton Xavier Bezerra

 

 

 

DSCF3269.JPG

 

 

DSCF3271.JPG

 

 

 

DSCF3279.JPG

 

 

DSCF3286.JPG

 

 

DSCF3288.JPG

 

 

DSCF3289.JPG

 

 

DSCF3294.JPG

 

 

DSCF3291.JPG

 

 

DSCF3298.JPG

 

 

DSCF3295.JPG

 

 

DSCF3304.JPG

 

 

DSCF3301.JPG