Projeto visa substituir milho pela palma forrageira na dieta de cabras leiteiras
A primeira etapa do projeto foi encerrada nesta segunda-feira com degustação de queijo e doces produzidos com leite de cabra
Publicada em 05/09/2012 ― Atualizada há 1 ano, 9 meses
Na tarde desta segunda-feira (03) foi encerrado o primeiro experimento com a espécie caprina nas dependências do IFRN, Câmpus Apodi. Para comemorar, foi realizada uma degustação de queijos, doces e chocolate quente de leite de cabra. Esta foi a primeira etapa do projeto, em seguida será feita a interpretação dos dados para uma posterior divulgação dos resultados.
O projeto de pesquisa tem como título: Utilização da palma forrageira e do capim buffel como estratégia de alimentação de cabras leiteiras em região semiárida. O objetivo da pesquisa é substituir o milho em até 100% pela palma forrageira da variedade miúda utilizada na dieta de cabras leiteiras. Esse cereal, além de competir com a alimentação humana, não possui recomendação para seu plantio e cultivo de sequeiro em regiões do semiárido, pois é altamente exigente em água.
Desta forma, buscar alternativas alimentares para os caprinos que substituam a fonte energética das dietas, é de grande importância para a produção animal sustentável. Além do alto teor em carboidratos solúveis, a palma forrageira também é fonte de água, já que possui em sua composição cerca de 87% a 90% de água.
- Palavras-chave:
- pesquisa