EXTENSÃO
Projeto do Campus Apodi oferece um novo olhar em excelência de serviços para empreendimentos no ramo da gastronomia
Projeto atua em parceria com o Núcleo de Gastronomia Apodiense (NUGAP)
Publicada por Annapaullinna Lima em 08/01/2025 ― Atualizada há 4 dias, 9 horas
Os projetos de extensão do Campus Apodi visam estender os conhecimentos e recursos produzidos dentro do Instituto para além de seus muros, beneficiando diretamente a sociedade, identificando necessidades específicas e colaborando na busca por soluções inovadoras e eficazes. Em consonância às necessidades da comunidade empreendedora do seguimento dos serviços de alimentação do município de Apodi/RN surge o projeto “Economia criativa, Inovação e tecnologia nos serviços de alimentação: propostas de intervenção nos processos e na gestão”.
Coordenado pelo professor Renato Cunha, o projeto Economia Criativa atua em parceria com Núcleo Gastronômico de Apodi (NUGAP) no intuito de oferecer serviços de maior qualidade e agilidade aprimorando na melhoria das ofertas, preços e otimização dos lucros.
Através da proposta de capacitação intensiva e dinâmica sobre empreendedorismo, tecnologias, aplicação dos conceitos de economia criativa para a inovação nos serviços de alimentação, com o intuito de melhorar as ofertas e otimizar os resultados.
O Professor Renato Cunha vê o projeto como uma forma de se aproximar da comunidade:
O projeto de Economia Criativa é uma forma do Campus Apodi alcançar a comunidade com a aplicação dos conteúdos ensinados em sala de aula. Alunos, professores, servidores em contato direto com a realidade local, disseminando conhecimento e ferramentas úteis que a ciência desenvolve nas salas e laboratórios, junto ao arranjo produtivo local na área de gastronomia.
Dentre as ações, é realizado a capacitação de empresários, estabelecimentos e comunidade em geral que tem ou desejam ter um negócio no ramo alimentício a fim de que adquiram conhecimento técnico, além de ferramentas práticas, utilizando novas tecnologias aplicadas aos processos nos serviços de alimentação, tais como: economia criativa, gestão da qualidade nos serviços de alimentação e nutrição, gestão financeira, controles de processos, compreensão das legislações sanitárias vigentes, gestão de resíduos e controle de perdas.
O Projeto tem como objetivo geral proporcionar o acesso a ferramentas de tecnologia, gestão e controle dos processos de fabricação de alimentos e nos serviços de alimentação e nutrição da região de Apodi/RN, a partir da disseminação da cultura e a legislação das Boas Práticas de Fabricação; Padronização dos serviços, otimização dos processos entre outros. Para executar essas atividades foi formada uma equipe composta por 3 servidores e 12 alunos.
A Extensão desempenha um papel crucial na construção de pontes entre o campus e a sociedade, vale salientar que essas ações desenvolvidas no setor privado, são importantes para o desenvolvimento econômico da região. Espera-se que até o encerramento do projeto (mar/2025), os empreendimentos participantes implementem seu Sistema de Gestão da Qualidade, levando em consideração os conceitos da economia criativa, aplicando ferramentas de inovação, tecnologia e controle.