ENSINO

Professora realiza lançamento do seu livro para comunidade acadêmica do Campus Apodi

A ação aconteceu dentro das atividades da Semana da Consciência Negra

Publicada em 21/11/2019 Atualizada há 1 ano

Na tarde de ontem, 20/11, durante as ações da Semana da Consciência Negra do Campus Apodi, foi realizado o lançamento do livro “Entre saberes e fazeres docentes” da professora de didática Nádia Farias. O momento foi oportuno para toda comunidade acadêmica do instituto conhecer obra da docente.

O livro trata sobre compreender a invisibilidade da população escolar negra e entender o peso que as instituições educacionais têm na reprodução e perpetuação do racismo ou a sua ruptura por meio de processos educacionais que valorizem as matrizes africanas e afro-brasileiras em todos os seus aspectos.

A obra foi anteriormente lançada em outros eventos como o VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU) realizada em outubro no Centro de Convenções do Ceará em Fortaleza, onde a quantidade de livros reservadas foi esgotada antes do meio dia.

SINÓPSE DO LIVRO

O livro Entre saberes e fazeres docentes busca compreender como os professores se posicionam frente ao ensino das relações étnico-raciais em sala de aula e às implicações de suas escolhas relativas à presença ou à omissão de conteúdos e metodologias que podem favorecer ou dificultar relações étnico-raciais saudáveis. Essa é a mola propulsora desta obra. A sociedade ainda carece da análise e da discussão a partir de dados concretos sobre as relações étnico-raciais dentro da escola, posturas e atitudes assumidas pelos docentes na sua prática educativa. É nesse contexto que Nadia Farias dos Santos adentra no universo escolar, trazendo à tona a realidade da sala de aula e das práticas docentes. É possível, nesta obra, compreender a invisibilidade da população escolar negra e entender o peso que as instituições educacionais têm na reprodução e perpetuação do racismo ou a sua ruptura por meio de processos educacionais que valorizem as matrizes africanas e afro-brasileiras em todos os seus aspectos. A forma como os professores percebem as relações étnico-raciais incide diretamente na adoção ou não de conteúdos e metodologias que aproximem os alunos negros e não negros dos saberes essenciais a uma formação pluriétnica e multicultural que extrapole e supere a realidade monocultural, colonizadora e hegemônica que ainda domina o fazer pedagógico das escolas brasileiras. Oferecer uma forma de compreensão desse cenário e instigar os leitores a reavaliarem suas posturas e atitudes, com vistas ao rompimento e à superação do silêncio secular ou de seus ecos, é uma das formas de combate ao racismo estrutural e secular, reconhecendo a importante participação dos negros e negras na formação do povo brasileiro, de sua história e sua cultura.