Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Professor do Campus Apodi idealiza sistema de armazenamento de energia pelo hidrogênio

Publicada em 21/03/2011 Atualizada há 12 meses

O professor Elissandro Monteiro do Sacramento, que leciona no curso de Biocombustíveis, idealizou o sistema híbrido que utiliza energias eólica e solar que será construído na UECE. O objetivo do projeto é diminuir custos com a produção de energia elétrica, acabando com a dependência de combustíveis fósseis, além de ser ecologicamente correto.

Trata-se de um sistema híbrido - Hidrogênio - Solar - Eólico - o primeiro do Nordeste e um dos únicos no Brasil - que será construído no campus de Itaperi, Capital da Universidade Estadual do Ceará.

"Nesse sistema, nós usamos o hidrogênio como meio para armazenar a energia elétrica adquirida com os aerogeradores (eólico) e placas (solar). Como uma bateria, por exemplo", esclarece o professor Elissandro, o qual conseguiu o financiamento de de R$ 500 mil para montar o sistema piloto junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Ainda em fase experimental, o projeto que pretende otimizar o sistema elétrico do Estado começa a ser implementado em 2011 e antes do final deste ano já deve estar em pleno funcionamento.

 

Leia a reportagem completa aqui.