Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

MÚSICA

Professor do Campus Apodi apresenta sua invenção no Campus Party

O Magmusic é um aparelho de Iniciação rítmica musical desenvolvido para pessoas Surdas

Publicada em 17/04/2018 Atualizada há 1 ano

O Professor de música do IFRN Campus Apodi, Magnaldo Araújo apresentou sua invenção inovadora o "Magmusic" na maior experiência tecnológica do mundo (é assim que a Campus Party se define). Um evento para debater tecnologia, mas, principalmente, reunir pessoas. Pela primeira vez em Natal, a CP, como também é chamada, reúne nos seus 5 dias de atividades estudantes e servidores de todos os campi do IFRN (o evento começou na quarta, 11 de abril, e segue até domingo, dia 15).

A Campus Party é um espaço colaborativo. Não há paredes separando pessoas. Quatro palcos principais ficam localizados nas margens de um grande salão onde mesas conectadas com energia e internet unem ideias e pessoas. Algumas jogam enquanto outras desenvolvem novos softwares ou se juntam para falar sobre um tema específico.

 

A Magmusic é uma invenção que tem por finalidade, orientar por meio de uma linguagem visual de sinais luminosos emitidos por lâmpadas como executar células rítmicas presentes em músicas e exercícios musicais. O aparelho emitirá sinais luminosos que simularão pulsações rítmicas ajustadas por Batidas Por Minuto (BPM), onde cada lâmpada do aparelho terá uma função acionada pelo micro controlador de acordo com a configuração inserida no Teclado Alfa numérico 4x4 pelo utilizador. Esta invenção poderá ser utilizada na área de Artes para ajudar pessoas com deficiência auditiva a aprender música.