PESQUISA E INOVAÇÃO
Pesquisadores do Campus Apodi investigam sobre o descarte de medicamentos vencidos no município
Projeto visa conscientizar a população sobre os riscos e a forma correta de descarte
Publicada por Annapaullinna Lima em 02/09/2024 ― Atualizada há 3 meses, 3 semanas
A eliminação de remédios com prazo de validade expirado é uma questão importante, uma vez que pode ameaçar e prejudicar os recursos naturais e o bem-estar das gerações presentes e futuras, esta preocupação norteia um grupo de pesquisadores do Campus Apodi que investigam o descarte de medicamentos vencidos nas farmácias e drogarias do município de Apodi-RN e a aplicabilidade da logística reversa neste processo.
A equipe é formada pelas alunas concluintes do curso técnico em química: Anne Lirielly (bolsista), Kahómotha kércyda, Jaanai Vitória e Ester Câmara sob a orientação dos professores Semuel Ebenézer e Danielle Montenegro, os pesquisadores visam levantar dados e conscientizar a população sobre a forma correta de descartar os medicamentos.
Os pesquisadores já realizaram o levantamento de dados com farmácias, drogarias e a população sobre o padrão de consumo de medicamentos e seu descarte além de inquirir sobre os potenciais poluidores de medicamentos, e seguem na fase de conscientização sobre o descarte adequado.
Os medicamentos vencidos são classificados como perigosos, e podem contaminar o solo e as águas, caso sejam descartados na pia ou no lixo doméstico, práticas comuns em nossa cidade. Por esta causa, nosso principal objetivo é conscientizar a população local e a nossa comunidade acadêmica sobre a importância do seu descarte adequado
O professor de Química, Semuel Ebenézer, alerta sobre os riscos ao meio ambiente: "Os medicamentos vencidos são classificados como perigosos, e podem contaminar o solo e as águas, caso sejam descartados na pia ou no lixo doméstico, práticas comuns em nossa cidade. Por esta causa, nosso principal objetivo é conscientizar a população local e a nossa comunidade acadêmica sobre a importância do seu descarte adequado", Explica.
Os medicamentos têm substâncias que podem ser tóxicas ou se tornar tóxicas após a sua decomposição e, se descartados de maneira inadequada, serão destinadas aos aterros sanitários e lixões, podendo provocar contaminação do chorume produzido pelos demais resíduos
A estudante Anne Lirielly, bolsista desse projeto de pesquisa, têm levantado dados junto a população e segue na missão de sensibilizar a comunidade para esta causa: “Nosso projeto foi pensado visando tornar a população apodiense ciente de como descartar o que é comumente utilizado em seu dia-a-dia. Descobrimos em nossas pesquisas que muitos não sabem a maneira correta de descartar esses produtos e isso pode trazer problemas sérios. Vamos juntos aprender e fazer a diferença!”, comenta.
Para contribuir com o trabalho do grupo, a comunidade pode fazer o descarte dos medicamentos expirados nos pontos de coleta oficial: Farmácia do Centro de Saúde pública de Apodi (CESP) ou no Setor de Saúde do Campus.
- Palavras-chave:
- Medicamentos Projeto de pesquisa vencidos descarte Campus Apodi