OFOP

Olimpíada de Física do Oeste Potiguar abre inscrições para estudantes de escolas públicas e privadas

Equipe deve ser formada por 3 integrantes do Ensino Médio e um (a) professor (a) orientador (a)

Publicada em 03/12/2020 Atualizada há 12 meses

Através de um programa de extensão multicampi, as unidades de  ApodiIpanguaçuMossoró Pau dos Ferros do IFRN estão promovendo a 3ª edição da Olimpíada de Física do Oeste Potiguar (OFOP), que reúne centenas de estudantes de escolas públicas e privadas do Oeste do Rio Grande do Norte.

Entre outros objetivos, a Olimpíada visa despertar e estimular o interesse pela Física e pelas ciências; aproximar as universidades, institutos de pesquisa e sociedades científicas das escolas de ensino médio; identificar estudantes talentosos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas.

Inscrição
Podem participar da OFOP estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e/ou particulares devidamente credenciadas nas cidades contempladas pelo projeto. A escola deve ser cadastrada pelo (a) professor (a), que também deve efetuar seu cadastro e, na sequência, receberá um código. Em seguida, a equipe de três estudantes deve efetuar inscrição utilizando o código do (a) professor (a) que deseja ter como orientador (a).

Etapas
A OFOP é composta de três etapas: primeira fase: prova objetiva on-line; segunda fase: prova objetiva e dissertativa on-line; terceira fase: maratona de física (on-line ou presencial). A fase final deverá ocorrer no final de março de 2021, conforme cronograma da Olimpíada:

DATAATIVIDADE
23/11/2020Abertura das Inscrições
22/01/2021Encerramento das Inscrições
06/02/2021Prova da 1ª fase on-line, das 8h ao meio-dia
12/02/2021
Divulgação do resultado da 1ª fase
27/02/2021
Prova da 2ª fase on-line, das 9h às 11h
14/03/2021
Divulgação do resultado definitivo da 2ª fase, ranking geral e do tema da Maratona
30/03/2021
Maratona de Física (3ª fase) e premiação

Premiação
As equipes com melhor desempenho serão premiadas com troféu e medalha de ouro, medalha de prata e medalha de bronze, respectivamente para o 1º, 2º e 3º lugar. A equipe com maior Nota Final fará jus ao troféu de Campeã Olímpica de Física do Oeste Potiguar. As demais equipes participantes da 3ª Fase farão jus a certificado de menção honrosa e todas as equipes envolvidas receberão certificado de participação.

Para mais informações, os (as) interessados (as) devem consultar o regulamento na íntegra. Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas através do e-mail: ofop2020@ifrn.edu.br , da Coordenação da Olimpíada.

Acesse:

Site da Olimpíada