MÚSICA
O Coral Vozes do Apodi realiza apresentação nas festividades da padroeira do município.
O projeto tem o envolvimento de 14 alunos sob a coordenação do professor Yranh Barreto
Publicada por Annapaullinna Lima em 09/12/2024 ― Atualizada há 1 mês, 2 semanas
O Coral Vozes do Apodi nasceu da iniciativa do professor de música Yrahn Barreto de criar através do canto coral a interação social no fazer musical dos alunos, adquirindo habilidades e competências nas atividades extrassala de aula, criando assim um espaço de inter-relações entre alunos e o professor de artes/música e a comunidade interna e externa do Campus IFRN Apodi.
O projeto é coordenado pelo professor do Campus Apodi, Yranh Barreto e tem a participação de 14 alunos, com a possibilidade deste número ser ampliado. O Coral já realizou vária apresentações internos e externos, a última aconteceu no dia 02 de dezembro, no patamar de igreja matriz de Apodi, durante as festividades da Padroeira da cidade.
Vale ressaltar que o coral já se apresentou na abertura da programação da semana de leitura municipal 2024, evento coordenado pela Secretaria de Educação da prefeitura de Apodi. O coral também fez parte da programação da semana da mulher e se apresentou na aula inaugural do projeto Mulheres Mil 2024.
O Professor Yranh Barreto destaca pontos para entendermos a relevância do projeto:
“Primeiro, destaco o desenvolvimento cultural. Participar de um coral, contribui para promover a cultura musical entre os estudantes do IFRN e a comunidade local, enriquecendo assim o ambiente do campus. É importante ressaltar a integração social, portanto, o coral “Vozes do Apodi” proporciona um espaço onde os alunos interajam e se conectem, promovendo a integração o respeito a diversidade e o trabalho em equipe. O desenvolvimento pessoal também deve ser posto em destaque. Cantar em um coral pode melhorar a autoestima, a disciplina e a capacidade de concentração dos alunos, além de desenvolver habilidades como a expressão vocal, corporal e a interpretação musical, resultando no desenvolvimento de habilidades cognitivas que auxiliam em habilidades desenvolvidas em outras áreas do conhecimento, ou seja, contribui para um desenvolvimento interdisciplinar. Por fim, a representação institucional. O coral pode representar o campus IFRN Apodi em eventos e trabalhos ligados a instituição, elevando o nome do IFRN e mostrando o talento dos seus alunos”.
Apesar do nível de habilidade entre os integrantes, vários desafios são enfrentados para chegar à apresentação final, como a diversidade de níveis musicais, a assiduidade, o engajamento e desafios técnicos: a afinação, ritmo, e a dicção são fundamentais e podem exigir um trabalho contínuo e detalhado.