Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NULIC

Nucleo de Linguagens do Campus Apodi realiza I Ciclo de Capacitação Docente sobre ferramentas de apoio ao ensino remoto

O Evento online aconteceu de 26 a 30 de abril e reuniu 326 professores da rede pública de ensino

Publicada em 03/05/2021 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Linguagens e Códigos do campus Apodi (NULIC) realizou, no formato on-line, o primeiro ciclo de formações docentes sobre ferramentas de apoio ao ensino remoto nos últimos dias 26, 27, 29 e 30 de abril de 2021, envolvendo o total de 326 professores da rede pública municipal, no decorrer do primeiro ciclo formativo do projeto. A ação aconteceu mediante parceria firmada com as secretarias educacionais das cidades de Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Itaú, Riacho da Cruz, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Taboleiro Grande e Umarizal.

As formações fazem parte do projeto de extensão "O ensino remoto e as ferramentas digitais: proposta de formações para o fortalecimento da educação pública do Oeste Potiguar", o qual objetiva possibilitar aos professores do Ensino Básico o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao uso de ferramentas digitais de apoio ao Ensino Remoto.

Foram ofertadas 4 capacitações on-line, com duração de 2 horas diárias, sobre as ferramentas educacionais do Google: Classroom, Meet, Slides (+complemento Pear Deck) e Forms, além da formação "Leitura em tela", com estratégias e reflexões acerca da leitura nesse novo formato de ensino. As formações foram ministradas pelas professoras do campus Apodi de Língua Portuguesa, Dra. Ana Cristina Bezerra, Ma Keyvilane Fernandes, de Língua Inglesa, Ma. Sabrina Guedes, Ma. Wigna Guerra e de Língua Espanhola, Ma. Helena Fernandes.

O Núcleo pretende ainda ofertar, via extensão do campus, um novo ciclo de capacitações sobre ferramentas para o ensino remoto no ano letivo de 2021 e espera alcançar o maior número de docentes da rede pública da região e, dessa forma, contribuir com o ensino público de qualidade nesse novo contexto educacional.