AGRORESIDÊNCIA

Inscrições abertas para o Programa de Residência Profissional Agrícola

Alunos e/ou profissionais recém-egresso do curso Técnico em Agropecuária poderão se inscrever até 15 de dezembro

Publicada em 05/12/2022 Atualizada há 12 meses

O Campus Apodi do IFRN torna público o edital que rege o processo seletivo simplificado destinado à seleção de aluno e/ou profissional recém-egresso do curso Técnico em Agropecuária para o ingresso, na condição de bolsista, no Programa de Residência Profissional Agrícola (PRPA). Tal ingresso dar-se-á por meio do projeto "FORTALECIMENTO DA ATER NA CHAPADA DO APODI", aprovado nos termos do edital de chamamento público do MAPA/SAF nº 01/2020.

O projeto intitulado "O FORTALECIMENTO DA ATER NA CHAPADA DO APODI ", aprovado por meio do Programa de Residência Profissional Agrícola, objetiva contribuir com a qualificação profissional de estudantes do curso Técnico em Agropecuária com matrícula vigente em situação de conclusão do curso, com todas as disciplinas concluídas, nos termos estabelecidos pelo referido Programa, para atuação nos territórios da Chapada do Apodi e visa contribuir com a em formação e com a qualificação profissional dos estudantes através da troca de experiências e também com a vivência cotidiana com o meio produtivo rural. Assim como também a difusão de tecnologias e a melhoria da gestão de empreendimentos associativos e cooperativos da agricultura familiar. Dentre as metas propostas, destaca-se a realização de avaliações dos empreendimentos vinculados às unidades residentes (associação/cooperativas), a elaboração e o assessoramento a implementação das tecnologias e dos planos de melhoria da gestão, além da produção de artigos científicos com base nos na sistematização dos resultados do projeto. A execução do projeto acontecerá de forma articulada e integrada com as ações planejadas e desenvolvidas pelo IFRN Campus Apodi.

PRÉ REQUISITOS
Para se candidatar às vagas ofertadas, nos termos deste edital, o aluno deve:

• Ter idade a partir de 18 anos;
  • Ser discente de curso técnico, ou recém-egresso do curso ténico em Agropecuária do IFRN campus Apodi;
  • Os estudantes deverão ter cursado todas as disciplinas do curso;
  • Os recém-egressos deverão ter concluído o curso há, no máximo, 24 (vinte e quatro) meses;
  • Ser aprovado em processo seletivo realizado pelo IFRN Campus Apodi;
  • Dedicar 40 (quarenta) horas semanais para as atividades do Projeto; e
  • Firmar termo de compromisso junto ao IFRN e/ou FUNCERN

INSCRIÇÕES
As inscrições para seleção de bolsistas residentes, serão realizadas até 15 de dezembroOs candidatos deverão enviar o formulário de inscrição preenchido (Anexo I do edital) ao endereço eletrônico da Coordenação de Extensão (coex.ap@ifrn.edu.br) informando no assunto “INSCRIÇÃO PARA RESIDÊNCIA AGRÍCOLA” , juntamente com os documentos comprobatórios. São ofertadas 6 vagas com bolsa de R$ 900,00 por um período de 12 meses.

Acesse:

EDITAL Nº 37/2022