II Torneio Esportivo ZIBA

Jogos ocorreram nos dias 31/03 e 01/04, e as finais serão na próxima quarta-feira (06) às 19h.

Publicada em 04/04/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Durante os dias 31/03 e 01/04 ocorreram os jogos da fase classificatória do Torneio, com alunos dos 2º anos dos Cursos Integrados de Agricultura, Biocombustíveis, Informática e Zootecnia. Os alunos competiram nas modalidades de Basquete, Futsal, Handebol e Vôlei. As finais da competição acontecerão na próxima quarta- feira (06), às 19h, no ginásio do Campus Apodi.

O segundo Torneio ZIBA é um projeto desenvolvido pela professora de educação física do Campus Apodi, Jane Mery Nunes da Costa Lima, com todos os alunos dos 2º anos dos cursos integrados, que tem como objetivo proporcioná-los uma vivência de diferentes modalidades, levá-los a refletir de forma crítica os códigos e valores do esporte de rendimento e também incentivar a prática esportiva como ótima ferramenta no combate à ociosidade,  reforço a autoestima, a manutenção de uma vida saudável, no combate ao surgimento de doenças, no controle do peso, na busca de objetivos e como um estímulo ao contato com outras pessoas.

A prática esportiva apresenta-se como uma alternativa para o desenvolvimento de valores (sociais, morais e éticos), também se faz importante e necessário quando o que estiver em jogo é a formação humana. Neste momento de pluralismo de ideias e culturas, os adolescentes e jovens necessitam encontrar na prática esportiva um modelo que respeite a sua individualidade e personalidade, suas diferenças e seus limites. Para que as inúmeras  vantagens acima citadas sejam alcançadas é necessário que seja superado um problema que se tem observado, que é a tendência errônea em  reduzir o esporte trabalhado na escola com princípios no alto rendimento ou esporte espetáculo, onde este modelo esportivo implica a busca da perfeição da técnica por parte de seus praticantes e sua prática é rigidamente determinada pelas regras, técnicas e táticas de equipes competitivas e  praticadas com os códigos e valores do esporte de rendimento, como a busca feroz pelo primeiro lugar, a ansiedade pela vitória a qualquer preço, a rígida reprodução de regras e técnicas. Dessa forma, a técnica utilizada perde a autoria e a singularidade para ser, ao mesmo tempo, meio e fim da prática esportiva.

O esporte pode ser usado como algo atrativo, já que em suas características ele trabalha com a fantasia da vitória, do sucesso e também da diversão. É preciso que os alunos percebam o elemento competitivo do esporte no seu sentido primeiro, ou seja, como um fator motivacional. A principal competição a ser incentivada é a do aluno consigo mesmo, na busca da superação de seus próprios resultados.