SERVIDORES

IFRN promove pesquisa de Saúde e Qualidade de Vida no trabalho

Serão colhidos dados sobre a percepção dos servidores e colaboradores sobre o tema

Publicada em 27/04/2018 Atualizada há 1 ano

A Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor (Coass) vai realizar uma pesquisa para coletar dados a respeito da saúde dos servidores e colaboradores e suas perspectivas acerca da qualidade de vida no trabalho. A pesquisa, baseada em informações individuais e sigilosas, será realizada a partir de um link enviado para o e-mail institucional dos participantes e está agendada para a primeira semana de maio.

“A gente faz um levantamento sobre a saúde física e mental do contribuidor, além da qualidade de vida no trabalho, tanto na perspectiva quantitativa quanto na qualitativa”, explica a professora Maria Gomes, integrante do grupo responsável pela pesquisa. Maria ainda falou que a iniciativa foi pioneira: “Esse trabalho teve início em 2014, sendo realizado a cada dois anos, a fim de comparar os dados; o IFRN foi um dos primeiros Institutos Federais a realizar esse tipo de pesquisa”.

Dados

Segundo Maria Gomes, os dados são importantes em nível de divulgação científica, pois é uma área de de Saúde e Qualidade de Vida no trabalho é muito pesquisada no Brasil. Servindo de subsídio à Coass, eles dão ao IFRN a possibilidade de ampliar a compreensão sobre o direcionamento tanto dos projetos de qualidade de vida quanto dos outros projetos ligados a saúde. Sobre o público-alvo, a professora enfatizou: “é importante que todos os servidores e colaboradores participarem, à exceção daqueles que integram a instituição a menos de seis meses de trabalho no Instituto. Assim, professores (convidados, efetivos e substitutos), técnicos administrativos (de todos os níveis), terceirizados e estagiários estão entre o público alvo da pesquisa”, complementou.