Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN participa do 6° Oeste Leite em Apodi/RN

Publicada em 17/08/2010 Atualizada há 1 ano

          Neste último final de semana (13 a 14/08/2010) em Apodi foi realizado, no Parque do Criador José Sena Alves, o 6° Oeste Leite, evento que integra a cadeia produtiva da caprinocultura, ovinocultura e bovinocultura, além de fomentar a culinária tradicional da região.

          O evento envolveu atividades de torneio leiteiro de caprinos e bovinos, campeonato de peso pesado, em que se avalia o borrego (carneiro até um ano de idade) e o cabrito que apresentam o maior peso vivo, festival de culinária caseira do queijo caprino, bovino e da carne de caprinos e ovinos, feira de animais, bem como os stands para que as instituições apresentassem as suas ações voltadas para essas atividades.

          O IFRN colaborou com a organização do evento, participando das discussões da comissão municipal e realizando o acompanhamento técnico com os professores nos dias do evento. Outra ação do Instituto foi a apresentação de um modelo de aprisco destinado à caprinocultura leiteira, onde foi realizado a elaboração de uma maquete e plotagem de uma planta baixa ao nível de solo, para que os produtores pudessem conhecer e observar uma instalação bem planejada para a criação de cabras leiteiras.

          O stand do IFRN contou com a participação do professor Hilton Felipe Marinho Barreto, Coordenador de Extensão, e de três alunos, Libna Ravele de Morais Ferreira, Thaísa Priscila Gama de Moura e José Lázaro de Oliveira que foram responsáveis pela divulgação do modelo de aprisco e pelos esclarecimentos a respeito do trabalho do instituto, através da distribuição folders com informações sobre o modelo de aprisco e sobre a confecção do biodigestor.

           Além dos alunos acima mensionados, participaram também do 6° Oeste Leite Apodi/RN: Francisca Gilmara Viana, Jaíres Paulino de Souza, Francisco Soares da Costa, Mirian de Menezes Cabral, Francisco Joedson de Freitas Oliveira, Wênia Kaline Torres Silva.  O evento ocorreu também nos municípios de Messias Targino e Patu, tendo a participação dos alunos:

 

6º Oeste leite - Messias Targino/RN

Akelina Márcia Bezerra de Morais

Danilo Kathson Bilro de Souza

Francisca Elza Torres Fernandes

Taiza Priscila Gama de Moura

 

6º Oeste leite - Patu/RN

 Francisca Elza Torres Fernandes

Francisca de França Costa

Francisco Soares da Costa

Nicélia Lima Morais

 

 

Exposição 01

 

 

 

Exposição 04

 

 

 

Exposição 02

 

 

 

Exposição 07

 

 

 

Exposição 08

 

 

 

Exposição 05

 

 Exposição 09

 

 Exposição 06