Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA MULTICAMPI

Graduandos (as) em Química são convocados (as) para pesquisa sobre análise do perfil motivacional

De autoria da Professora Ayla Bizerra, projeto será aplicado em diferentes etapas e campi do Instituto.

Publicada em 04/08/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Um novo projeto da Instituição poderá trazer valiosas contribuições para um melhor entendimento acerca de graduandos e graduandas da Licenciatura em Química a partir de suas motivações.


Sob coordenação da Professora Dra. Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, o projeto intitulado “Identificação do perfil motivacional dos alunos dos cursos de licenciatura em química do IFRN e sua relação com rendimento acadêmico", terá início agora em julho e será aplicado, através de etapas, a diferentes campi da Instituição que ofertam esta licenciatura.


Segundo Ayla, a primeira etapa está sendo aplicada nos campi Pau dos Ferros e Apodi até o final da primeira semana de agosto. Na etapa seguinte, será a vez dos discentes de Ipanguaçu e Currais Novos participarem do projeto.


Os (as) estudantes poderão participar via internet: “A participação dos discentes é voluntária e se dará através de um questionário que será disponibilizado aos discentes via Google forms”, detalha a Coordenadora do projeto.


A Coordenação está divulgando link para que coordenações dos cursos de Química tenham acesso ao questionário da pesquisa. A partir de então, os estudantes devem contatar o (a) coordenador (a) da sua licenciatura.


Entendo melhor o Projeto

O projeto é coordenado pela professora Ayla Bezerra, do Curso de Licenciatura em Química do Campus Pau dos Ferros: "a ideia é identificar e analisar o perfil motivacional de estudantes desses cursos através da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) proposta por Guimarães e Bzuneck (2008) e estabelecer uma possível relação com o rendimento acadêmico desses estudantes", disse a professora. Segundo ela, a participação discente é fundamental e será voluntária e não serão divulgados dados que levem à identificação dos respondentes, sendo a pesquisa totalmente sigilosa.  "As respostas dos discentes ao questionário especialmente se tivermos um retorno massivo nos ajudarão a traçar o perfil motivacional dos licenciandos e  analisar os aspectos que interferem na motivação acadêmica”,  explica a professora.