PESQUISA MULTICAMPI

Graduandos (as) em Química são convocados (as) para pesquisa sobre análise do perfil motivacional

De autoria da Professora Ayla Bizerra, projeto será aplicado em diferentes etapas e campi do Instituto.

Publicada em 04/08/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Um novo projeto da Instituição poderá trazer valiosas contribuições para um melhor entendimento acerca de graduandos e graduandas da Licenciatura em Química a partir de suas motivações.

Sob coordenação da Professora Dra. Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, o projeto intitulado “Identificação do perfil motivacional dos alunos dos cursos de licenciatura em química do IFRN e sua relação com rendimento acadêmico", terá início agora em julho e será aplicado, através de etapas, a diferentes campi da Instituição que ofertam esta licenciatura.

Segundo Ayla, a primeira etapa está sendo aplicada nos campi Pau dos Ferros e Apodi até o final da primeira semana de agosto. Na etapa seguinte, será a vez dos discentes de Ipanguaçu e Currais Novos participarem do projeto.

Os (as) estudantes poderão participar via internet: “A participação dos discentes é voluntária e se dará através de um questionário que será disponibilizado aos discentes via Google forms”, detalha a Coordenadora do projeto.

A Coordenação está divulgando link para que coordenações dos cursos de Química tenham acesso ao questionário da pesquisa. A partir de então, os estudantes devem contatar o (a) coordenador (a) da sua licenciatura.

Entendo melhor o Projeto

O projeto é coordenado pela professora Ayla Bezerra, do Curso de Licenciatura em Química do Campus Pau dos Ferros: "a ideia é identificar e analisar o perfil motivacional de estudantes desses cursos através da Escala de Motivação Acadêmica (EMA) proposta por Guimarães e Bzuneck (2008) e estabelecer uma possível relação com o rendimento acadêmico desses estudantes", disse a professora. Segundo ela, a participação discente é fundamental e será voluntária e não serão divulgados dados que levem à identificação dos respondentes, sendo a pesquisa totalmente sigilosa.  "As respostas dos discentes ao questionário especialmente se tivermos um retorno massivo nos ajudarão a traçar o perfil motivacional dos licenciandos e  analisar os aspectos que interferem na motivação acadêmica”,  explica a professora.