CASOS DE SUCESSO
Ex-aluno do Campus Apodi é nomeado em concurso para professor universitário da UFERSA
Anderson Gurgel é egresso do Curso Tecnico em Informática (2013/2016)
Publicada por Annapaullinna Lima em 20/05/2025 ― Atualizada em 20 de Maio de 2025 às 12:53
O Campus Apodi do IFRN, exercendo seu papel de agente formador de profissionais qualificados, segue transformando a vida de jovens da região. A nova trajetória de sucesso que destacamos hoje começou em 2013, quando o jovem Anderson Alves Gurgel, natural da cidade de Caraúbas, ingressou na instituição no Curso Técnico Integrado em Informática.

A jornada de Anderson, que não possuía um computador à época, foi marcada por desafios até a conclusão do curso, em 2016. Durante esse período, ele participou de projetos de pesquisa, teve artigos premiados em eventos acadêmicos e atuou como Tutor de Aprendizagem e Laboratório da disciplina de Física — experiência essa que despertou uma nova paixão.

Movido pelo interesse na área, Anderson percebeu sua vocação para o universo da Física. Em 2017, ingressou no curso de licenciatura em Física da UERN, onde se formou com honras. Na mesma instituição, também concluiu o mestrado e o doutorado na área.
Após uma trajetória de muito esforço e dedicação, o ex-aluno do IFRN alcançou seu objetivo profissional: foi aprovado em concurso público para o cargo de professor efetivo da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), realizando o sonho de tornar-se docente do ensino superior.
Diante dessa conquista, Anderson expressou sua gratidão ao IFRN:
“Apesar do estereótipo de ser uma disciplina difícil, nunca senti grandes dificuldades com a Física, pois tive um excelente suporte como aluno do IFRN. Também é importante destacar os conhecimentos adquiridos no curso de Informática, que foram essenciais tanto para a aprovação no doutorado quanto no concurso. Ao unir Física e Informática, consegui ser aprovado na área de Física Computacional”, declarou.

Durante os quatro anos em que estudou no Campus Apodi, Anderson desenvolveu habilidades que levará para toda a vida. Ao ser convidado a descrever o sentimento de ter feito parte da instituição, foi direto:
“É inegável que me sinto muito feliz e realizado por ter tido a oportunidade de estudar em uma instituição tão incrível, tanto no aspecto técnico quanto no que se refere ao cuidado humano. Por isso, a palavra que melhor define o que sinto é: privilegiado.”
A missão do IFRN é oferecer uma formação humana, científica e profissional aos seus estudantes. Histórias como a de Anderson Gurgel reafirmam o compromisso da instituição com a transformação social e a excelência educacional.