Estão abertas as inscrições para a 10ª Olimpíada Nacional de História do Brasil

1ª periodo de inscrições está aberto até o dia 20 de março

Publicada em 19/03/2018 Atualizada há 1 ano

A Olimpíada Nacional em História do Brasil tem um formato original. É realizada por equipes compostas por 4 pessoas: 3 estudantes (que podem estar em diferentes anos) e o professor de história do colégio. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar, mas cada estudante pode fazer parte de apenas uma equipe.

A partir desta 10ª edição a ONHB trará, pela primeira vez, uma nova fase online. Consistirá, assim, de seis fases online que duram uma semana cada uma, com questões e tarefas diversas. As respostas são enviadas exclusivamente pelo site e são obtidas pelos participantes por meio do debate com os colegas de equipe e a pesquisa em livros, internet e a orientação dos professores. Cada questão traz 4 alternativas, e mais de uma alternativa está correta, cabendo às equipes selecionar a alternativa que considera a mais adequada em resposta à questão. A Olimpíada também mobiliza temas interdisciplinares (geografia, literatura, arqueologia, urbanismo, atualidades) e tem um impacto muito positivo na leitura, compreensão e escrita dos estudantes participantes.

Desde a primeira edição a Olimpíada finaliza com uma fase final presencial para no mínimo de 800 finalistas [no mínimo 200 equipes], que comparecem à Universidade Estadual de Campinas onde realizam uma prova dissertativa e aguardam o resultado e entrega de medalhas logo no dia seguinte. Nesta oportunidade, conhecem e confraternizam com estudantes e professores de história de todos os estados do Brasil.

O Campus Apodi, anualmente, classifica equipes para competir na final, no ano de 2017 uma de nossas equipes conquistou a medalha de prata. No intuito de dar continuidade a essas conquistas, Solicitamos que, após realizarem a inscrição na 10ªONHB (até 20 de março), as equipes devem enviar o comprovação da inscrição para o email: morais.erivania@ifrn.edu.br . Nas próximas semanas faremos o cronograma dos encontros de preparação para as olimpíadas.

Acesse: