V SEMADEC

Em momento histórico, Campus Apodi recebe a filósofa Djamila Ribeiro

A palestra “Quem tem medo do feminismo negro” aconteceu na última quinta-feira, 06/06

Publicada em 11/06/2019 Atualizada há 1 ano

Na manhã da última quin-feira, 06/06, na grade de atividades artísticas-culturais e da conscientização educacional como mobilizadora das transformações sociais, O Campus Apodi do IFRN recebeu a presença da filósofa, feminista, acadêmica brasileira e ativista Djamila Ribeiro, que concedeu de forma voluntária uma palestra sobre seu livro “Quem tem medo do feminismo negro”.

Em um diálogo aberto a filósofa relatou sobre a trajetória e importância da luta contra o racismo e a urgência pela quebra dos silêncios instituídos, trazendo também ao conhecimento do público produções intelectuais de mulheres negras ao longo da história. O Auditória Luiza Cantofa ficou lotado pela comunidade acadêmica como também membros de diversos clubes de livros de Apodi e cidades circunvizinhas.

Em público como também nas redes sociais Djamila Ribeiro agradeceu o convite:

“Vivi em Apodi, interior do Rio Grande do Norte, um dos momentos mais emocionantes da minha trajetória. Fui convidada pela professora de História, Flávia, pra vir bater um papo com os estudantes do IFRN”. publicou Dajmila em uma de suas redes sociais.

Toda a ação foi viabilizado pela professora Flávia Marinho que ministra a disciplina de história. O evento marcou a reabertura do NEABI (Núcleo de estudos Afro Brasileiros e Indígenas) no Campus Apodi, em sua abertura alunos apresentaram as músicas “Nordeste independente” de Elba Ramalho e “Maria, Maria” de Milton Nascimento.