Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

CASOS DE SUCESSO

Egressos do Campus Apodi relatam sobre o sucesso e superação pós-formação

Confira o depoimento de nove ex-alunos do Curso de Licenciatura em Química

Publicada em 06/05/2021 Atualizada há 1 ano

O Curso Superior de Licenciatura em Química existe no Campus Apodi desde sua fundação, em 2009, e tem como principal objetivo é formar o profissional docente em Química para atuar na educação básica, bem como em áreas afins permitidas em legislação, com um saber plural, constituído pela internalização de saberes da área específica, pedagógicos e experienciais.

Nesses 12 anos de atuação o Campus Apodi já conseguiu encaminhar para o mercado de trabalho 102 novos profissionais licenciados em química, dentre esses, algumas histórias se destacam pela transformação de vida dos egressos. Segundo Cordenador do Curso de Licenciatura em Química, o professor Alcivan Evangelista, ver o sucesso dos alunos justifica a qualidade do trabalho da equipe de professores da Química que não mede esforços para alcançar bons resultados.

Confira 9 casos de sucesso e superação relatados por ex-alunos da graduação.

 

Karla Andrômeda:  Atual Mestre em Ciências da Natureza e professora no interior do Ceará

“No ano de 2010, iniciei minha graduação no curso de Licenciatura em Química no IFRN campus Apodi. Comecei essa faculdade com o sonho de exercer um cargo público no futuro. Um dos fatores que me fizeram optar pelo curso de Química foi a falta de profissionais na época. Além disso, a chance de entrar em uma faculdade de grande renome como IFRN onde eu teria certeza que diversas portas iriam se abrir para mim naquela instituição. No início foi complicado, mas ao decorrer do ano fui me apaixonando pelo o curso. Durante os anos na faculdade além de aprender os conteúdos eu fui presidente do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura em Química que me deu uma enorme bagagem de aprendizados e experiências, além de participar de vários projetos como PIBID e PIBIC. Sempre levando trabalhos na área de Química para outros estados. A minha jornada no curso de Química foi fundamental, para eu ser quem sou hoje, em razão da qualidade da instituição e principalmente do apoio dos professores e de toda comunidade escolar. Assim, é com muito orgulho que hoje digo que fiz parte dessa instituição. E que graças a essa jornada realizada e do apoio desses grandes profissionais eu consegui fazer meu mestrado na área de Ciências da Natureza, e no início do ano de 2018 passei em um processo seletivo na cidade de Iracema no interior do Ceará. Lá eu atuo como professora de Química do Ensino Médio e aplico todas as estratégias e metodologias que aprendi na faculdade.”

Epitácio Júnior: Com apoio da instituição mudou sua história

"Nunca imaginei que poderia ser professor algum dia, mas assim que ingressei no IFRN Campus Apodi, tive o apoio total da instituição no sentindo de ser um bom profissional, fui bolsista do PIBID e foi onde me encontrei como profissional, hoje não consigo me ver em outra profissão. Após a conclusão do curso, consegui empregos em escolas particulares como professor de Química no ensino médio e Ciências no fundamental, logo depois, em 2018 fui selecionado para ser professor substituto na rede estadual de ensino, onde estou vinculado à SEDUC/CE, na CRED11. Sou muito grato ao quadro de docentes, a gestão e todos os colaboradores do IFRN Campus Apodi, bem como a estrutura que nos foi oferecida pela instituição, pois sem eles não seria possível chegar onde cheguei”.

Belkise Moreira:  Vida transformada após o curso

“É com muito orgulho e gratidão que digo que sou Licenciada em Química pelo IFRN, campus Apodi. A Licenciatura em Química foi um divisor de águas na minha vida. Mudou completamente meu projeto de vida. Isto foi graças à formação de excelência que a Licenciatura em Química do IFRN me proporcionou. Tive professores altamente qualificados e preparados durante a minha formação. Profissionais muito comprometidos com a formação docente e, claro, com a educação. Saí do IFRN com uma excelente formação acadêmica, mas, acima de tudo, saí uma pessoa bem melhor e mais protagonista da minha própria história. Se hoje sou professora efetiva de Química na Secretaria de Estado da Educação do RN (SEEC-RN), lotada na 13a Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), com toda certeza a minha formação acadêmica no IFRN contribuiu fortemente para isto. Gostaria, mais uma vez, de externar minha gratidão a todos do IFRN campus Apodi, que, de forma direta ou indireta, me ajudaram a chegar até aqui. Tenho um amor enorme e um orgulho danado por essa instituição.”

Ítala da Silva Paiva: Professora Ms. Da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte

“Me orgulho dizer que sou Licenciada em Química, Mestra em Energias Renováveis e recém convocada para o cargo público de professor efetivo do Estado do Rio Grande do Norte, com exercício na cidade de Campo Grande. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Apodi me proporcionou uma excelente formação acadêmica, uma oportunidade de ser uma pessoa melhor e de crescer profissionalmente. Toda a minha trajetória para chegar ao sonhado cargo público deu-se devido ao empenho dos profissionais qualificados da instituição, na qual devo imensa gratidão pelo empenho na minha formação. Tenho grande orgulho de fazer parte desta instituição."

Daniel Souza: De aluno à Professor no Campus

"O IFRN Campus Apodi mudou a minha vida, desde que coloquei os pés na instituição tive apoio no fomento dos meus estudos, fui bolsista de iniciação profissional, docência e científica. Após conclusão do curso, em janeiro de 2014, consegui empregos em escolas e em um laboratório de análises químicas, voltei ao IFRN duas vezes como professor substituto, até que em 2019 consegui através de um concurso, um emprego com regime celetista no SESI-RN, só que não parou por aí. Em fevereiro de 2020 fui convocado para ser professor efetivo da rede estadual de ensino, onde estou vinculado à SEEC-RN, na 13 Direc. Hoje sou funcionário público e isso tudo foi fruto de muito esforço e dedicação da minha parte, mas nada disso seria possível sem a estrutura oferecida pela instituição que me forjou. Ao quadro docente, gestão e demais colaboradores do IFRN Campus Apodi, minha eterna gratidão!"

Gildázio Brilhante: Realizou o sonho de melhorar a vida de sua família

“Fui aluno do curso de Licenciatura em Química, do IFRN Campus Apodi, posso afirmar que essa instituição foi fundamental em minha vida, pois nela encontrei oportunidades únicas, profissionais de qualidade e todos os suportes para um desenvolvimento pessoal e profissional. O inicio de um sonho se deu em meados do ano de 2009 ao ingressar na mesma. Sempre sonhei em ser professor e passar em um concurso Público, podendo assim ter uma estabilidade financeira e dar uma vida melhor a meus pais. Todas condições para tal êxito estava em um só lugar (IFRN-Apodi). Durante o período do curso de 2009 a 2013, aproveitei muito as oportunidades, fui bolsista do PIBID, contei com ajuda de todos os profissionais do instituto, assim como toda estrutura oferecida. O sonho de ser professor aumentava a cada dia, ao ver o belo trabalho de meus Metres. Após me formar dei inicio ao ciclo de estudos, visando aprovação em concurso público, obtendo êxito no ano de 2015 ano em que fui aprovado, e concretização do sonho veio em Outubro de 2019 com a convocação, alcançando o cargo de Professor Efetivo da rede Estadual de ensino, sendo vinculado à SEEC-RN, na 13 DIREC Apodi/RN. Encerro aqui meu depoimento, com uma palavra que carregarei pra toda minha vida “GRATIDÃO” a todos os profissionais que fazem parte dessa família chamada IFRN-Apodi.”

Isaias Araújo: Professor da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte

Minha experiência enquanto aluno foi maravilhosa, o qualificado quadro docente nos preparou para a vida profissional, e para que estivéssemos prontos para aproveitarmos as oportunidades, e elas vieram, assim que me formei pude lecionar como temporário no Estado do Ceará em duas oportunidades, consegui concluir uma especialização em Educação Interdisciplinar pela UFERSA Caraúbas e ser aprovado no concurso da SEEC/RN em 2015, fui convocado em abril de 2017 e desde então atuo como professor na Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Prof. Francisco Veras, tudo isso por conta do ensino de excelência que pude desfrutar enquanto aluna desta instituição."

Orianne Cassia Canuto: Venceu as barreiras e mudou de vida

“O IF contribui para formar um aluno seguro de si, que não tem medo de pesquisar, de vivenciar a experiência acadêmica e fazer a união dessa com a experiência social. Estudar no IF significa vencer barreiras que você jamais imagina que vai conseguir vencer, ou mesmo se deparar com elas, em sua vida. O IF contribuiu com a minha aprovação no concurso (SEEC/ 13ª DIRED) pois, antes de tudo, me apresentou uma educação diferenciada, me fez capaz de correr atrás dos meus anseios e enxergar a importância da vida acadêmica. Os professores conseguem ter um olhar diferenciado sobre o aluno, enxergando capacidade nele, encorajando ele para não desistir. Muita gratidão a essa Instituição de Ensino e a todos os docentes que participaram da minha vida acadêmica e me fizeram chegar onde estou hoje.”

Mayk Henrique: Alcançou seus objetivos através do conhecimento técnico adquirido no curso

“Conclui a licenciatura em Química em junho de 2015, ano que prestei o concurso para professor do estado do RN. Em Fevereiro de 2016 fiz um processo seletivo para professor temporário do CE na cidade de Iracema, passei em primeiro lugar. Trabalhei 2 anos e meio na escola Enéas Olímpio da Silva na qual fui campeão como professor orientador de um projeto científico na área de Ciências da Natureza a nível estadual, tudo isso graças ao conhecimento técnico que adquiri no campus Apodi do IFRN ao longo da graduação. Em junho de 2018 fui convocado no cargo de professor efetivo do quadro da 15 Direc, na sexta colocação. Um sonho realizado graças ao comprometimento que tive comigo mesmo e com o apoio fundamental de toda a equipe que faz parte do IFRN campus Apodi. Além disso sou Químico responsável por duas empresas do ramo na cidade de Apodi e continuo a estudar para concursos afins.”

Verônica da Silva: Professora Ms. Da Secretaria Estadual do Rio Grande do Norte

"Ingressei no curso no ano de 2013 e em 2015, ainda estando no 5° período, fui aprovada no concurso da SEEC RN. No ano de 2017 um pouco antes de concluir o curso fui aprovada no Mestrado em Ensino, POSENSINO. O IFRN me proporcionou uma formação completa de ensino e pesquisa. Lá eu tive professores inspiradores que serviram como incentivo para a minha vida profissional. Muitas portas foram abertas graças a formação que tive. Hoje sou professora efetiva do estado, realizei meu grande sonho. Muita gratidão a está instituição maravilhosa e acolhedora."

Quer saber mais sobre o curso? Acesse o link abaixo

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA